[the_ad id="288653"]

Católicos de Valadares celebram Nossa Senhora Aparecida nesta quinta

Além da Ilha, na Paróquia Santa Dulce dos Pobres, no Vila União, e no Santa Rita haverá missa e barraquinhas em honra à padroeira Aparecida. FOTO: Josie Nader

Além da Ilha, na Paróquia Santa Dulce dos Pobres, no Vila União, e no Santa Rita haverá missa e barraquinhas em honra à padroeira Aparecida; confira a programação

GOVERNADOR VALADARES – “É salvação a toda hora, é a lágrima de quem não chora, Nossa Senhora do Brasil”. Em incontáveis versos, a Igreja Católica homenageia, se emociona e celebra a intitulada Padroeira do Brasil. Conforme a fé católica do povo brasileiro, Nossa Senhora Aparecida é uma das representações de Maria, a mãe de Jesus. Portanto como decreta a Lei nº 6.802, o dia 12 de outubro é um feriado nacional para festividades em honra à padroeira.

Esse enredo, que se tornou parte da cultura brasileira, começou lá no século XVIII, no estado de São Paulo. Mas ganhou força e atravessou gerações. Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Ilha dos Araújos, em Valadares, a novena em honra à padroeira já está acontecendo desde o dia 3 de outubro. O pároco da igreja, Padre Marcus Vinicius, define Nossa Senhora Aparecida como símbolo de proteção, devoção, esperança, conforto e unidade nacional. Ele recorda com carinho a história que fez a imagem se perpetuar em todo o Brasil.

Rio Paraíba do Sul

“Na época, pescadores do estado de São Paulo lançaram suas redes nas águas do Rio Paraíba do Sul. Em busca de peixes para oferecerem a um banquete que seria servido ao governante local, o Conde de Assumar, que estava de passagem pela região. No entanto ao puxarem suas redes, os pescadores encontraram uma imagem quebrada de Nossa Senhora da Conceição, sem a cabeça. Eles lançaram novamente as redes e encontraram a cabeça da imagem”, relembra.

Mas a história não se resume ao encontro das peças. O que fez os pescadores associarem a imagem a uma presença divina, aliás, foi o relato seguinte ao acontecimento no rio. “Após este encontro miraculoso, os peixes começaram a abundar nas redes. A imagem, que ficou conhecida como ‘Nossa Senhora Aparecida’, foi levada pelos pescadores para suas casas. E logo começou a atrair uma grande devoção local. As histórias de milagres e graças alcançadas se espalharam rapidamente. E as pessoas começaram a visitar a imagem com frequência”, conta o padre.

Assim, segundo padre Marcus Vinicius, a devoção à Nossa Senhora Aparecida se propagou na região. Na sequência, a comunidade construiu uma capela, que com o passar do tempo evoluiu para o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. O santuário, que até hoje guarda a imagem encontrada pelos pescadores, é um dos maiores do mundo. O templo fica na cidade de Aparecida, em São Paulo, e recebe milhares de visitantes durante todo o ano.

“Ela é vista como uma mãe espiritual e protetora do país, unindo os brasileiros em sua devoção religiosa e cultura. Sua história é um elemento essencial da identidade religiosa do Brasil”, comenta padre Marcus Vinicius.

Imagem de Nossa Senhora Aparecida | FOTO: Josie Nader


Celebrações

O pároco explica que as formas de celebração em honra à Nossa Senhora Aparecida podem variar de acordo com a cultura regional. Porém as atividades mais comuns são: a Missa Solene, as procissões, as novenas e orações, além das tradicionais peregrinações, também chamadas de Romaria. “O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, localizado em Aparecida, São Paulo, é um dos principais destinos de peregrinação no Brasil. Milhares de fiéis viajam para o santuário para prestar homenagem à Virgem Maria e agradecer pelas bênçãos recebidas”, destaca.

Para vivenciar esta semana em harmonia com a fé, o padre orienta aos fiéis que pratiquem a caridade, façam suas orações pessoais, reflexões e participem dos momentos litúrgicos.

Programação da Festa de Nossa Senhora Aparecida em Valadares

Além da Paróquia da Ilha, outras duas igrejas da cidade também levam o nome de Nossa Senhora Aparecida. Uma comunidade pertence à recém-criada Paróquia Santa Dulce dos Pobres e fica no bairro Vila União. Enquanto a segunda está localizada no bairro Santa Rita. Em cada uma dessas igrejas, haverá missa e barraquinhas ao longo desta semana. Confira a programação:

Vila União

Na comunidade do bairro Vila União, a novena segue até esta quarta-feira (11), com início às 19h. Então na quinta-feira (12), a partir das 17h, a comunidade fará uma procissão, seguida pela festa.

Esta é uma realização especial para a paróquia Santa Dulce dos Pobres. A paróquia está em formação e dando os primeiros passos nas festividades religiosas da cidade. Diante disso, a mais nova filha da Diocese de Valadares convoca a ajuda e a presença da comunidade para fazer uma linda festa. “A Paróquia Santa Dulce foi criada em 22 de maio de 2022 pelo nosso Bispo Dom Félix, tendo como pároco o padre Euler Sebastião Rodrigues. E gostaríamos de convidar a todos para participarem conosco da novena em honra à Nossa Senhora!”, convida a paróquia.

A Igreja Nossa Senhora Aparecida, do bairro Vila União, fica na Rua Cabo Souza, nº 35.

Santa Rita

A comunidade Nossa Senhora Aparecida, do bairro Santa Rita, no entanto, fará quatro dias de missa e barraquinhas. A começar por esta segunda-feira (9). Nos três primeiros dias, a comunidade fará a oração do terço, às 18h50, com missa, às 19h30. No dia 12, então, a programação começa bem cedinho, às 6h, com a Missa dos Romeiros. Em seguida, às 9h, haverá missa para as crianças. Ao meio-dia, terço e consagração à Nossa Senhora. Logo mais, às 17h, a comunidade sairá do Santuário Santa Rita de Cássia em procissão até a Capela de Nossa Senhora Aparecida. O momento se encerra com uma missa às 18h, seguida pela festa.

“Paz e Bem! A Paróquia Santa Rita de Cássia de Governador Valadares convida a você para celebrar conosco, do dia 9 ao dia 12 de outubro, o tríduo em preparação para a Solenidade de Nossa Senhora Aparecida, mãe nossa, mãe do Brasil!”, convida a Paróquia Santa Rita de Cássia.

A capela de Nossa Senhora Aparecida, no bairro Santa Rita, fica na Rua Gonzaga, n° 304.

Ilha dos Araújos

A igreja da Ilha segue com a novena, também até esta quarta-feira (11), a partir das 19h. No dia 12 de outubro, a comunidade se reúne no templo, às 2h59 para oração. Às 7h e às 9h haverá missa. Na sequência, às 10h, o público se reunirá em frente à igreja para bênção dos veículos e carreata. Ao meio-dia haverá o Ofício da Imaculada Conceição. Então às 17h a comunidade fará procissão, saindo do final da Avenida Piracicaba rumo à paróquia. Por fim, às 18h, o padre Marcus Vinicius celebrará a missa de encerramento.

 “Para àqueles que têm a oportunidade, fazer uma peregrinação a um local dedicado a Nossa Senhora Aparecida pode ser uma maneira especial de viver este dia”, conclui o pároco.

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro Ilha dos Araújos, está localizada na Avenida Paranaíba, nº 256.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Ibituruna será palco de música autoral neste sábado

Ibituruna será palco de música autoral neste sábado

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – Prepare-se para muita música autoral! Neste sábado, dia 18, três talentos de Governador Valadares, se unem para o projeto “Autoralma”. Ramon