Capelinha emite ‘alerta total’ de infestação do Aedes aegypti

A Secretaria de Saúde de Capelinha emitiu um novo alerta à população do município, com o objetivo de conscientizar os munícipes sobre o alto índice de infestação do Aedes aegypti. De acordo com a SMS, todos os bairros de Capelinha possuem focos da dengue. Tais focos foram identificados durante o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), ocorrido no começo deste ano.

No comunicado, a secretaria, juntamente com a Coordenação de Vigilância Sanitária, convoca a comunidade a diversos questionamentos acerca dos cuidados diários:

“Capelinhense, faça um exame de consciência neste momento: como estão as vasilhas de plástico e de vidro no seu quintal? Algumas delas estão com água parada? E as lixeiras, têm tampa? Tem entulho no seu quintal? A caixa d’água da sua casa fica tampada ou aberta? As garrafas de vidro e os baldes ficam sempre de cabeça pra baixo? Ah, e pneus, você tem aí? Com água ou sem água? Diz aí sobre os ralos e as calhas de chuva, como estão? Tem mais: você utiliza garrafas pet gotejantes em plantas? E o seu lote ou terreno, neste momento ele está limpo ou sujo, com mato ou sem mato, tem entulho ou não? Resto de material de construção… tem no seu quintal?”, reflete a mensagem.

O Aedes aegypthi é o mosquito causador de doenças como dengue, chikungunya, zikavírus e febre amarela. Portanto a Prefeitura de Capelinha pede aos moradores que se atentem às questões levantadas na mensagem de conscientização. A SMS orienta aos munícipes que colaborem, cumprindo com as medidas básicas de prevenção cujas respostas foram negativas durante a leitura do comunicado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM