[the_ad id="288653"]

ATUALIZAÇÃO: Valadares decreta situação de emergência após fortes chuvas

Valadares decretará estado de emergência após fortes chuvas
FOTO: Reprodução/ Redes Sociais

GOVERNADOR VALADARES – O prefeito André Merlo (União Brasil) nesta segunda-feira (23) decretou situação de emergência em Governador Valadares, após as fortes chuvas que atingiram a cidade no último sábado (20). De acordo com o Governo Municipal, a medida está documentada no Diário Oficial do Município.

“O objetivo desta reunião é nivelar o nosso entendimento global da situação para oferecermos uma resposta imediata à população valadarense. Todos os órgãos vêm atuando desde o dia da tempestade. E, graças a Deus, não foram registradas fatalidades ou problemas de maior gravidade durante o evento”, explicou o prefeito André Merlo.

Por meio do decreto de estado de emergência, o município fica autorizado a adotar medidas emergenciais para restabelecer os serviços públicos e atender às necessidades da população. Também permite que os cidadãos que tiveram danos materiais devido às chuvas acionem serviços como seguro ou saque de FGTS. O decreto 11.958 (de 22 de janeiro de 2024) foi publicado no site da Prefeitura de Valadares nesta terça-feira (23).

Estragos e prejuízos

No comunicado, a Prefeitura destacou que as fortes chuvas provocaram danos materiais, como a queda de árvores, postes e outros equipamentos públicos. Além de interromper o fornecimento de energia elétrica e água em alguns bairros.

A Defesa Civil Municipal informou que não houve registro de vítimas fatais ou desabrigados. No entanto duas pessoas foram removidas de suas casas por precisarem de energia elétrica para uso de aparelhos médicos elétricos.

De acordo com o comandante do 6º Batalhão de Bombeiros Militar, tenente-coronel Luciano, não houve vítimas fatais. Foram registradas 21 ocorrências, sendo 17 relativas à queda de árvores e quatro relacionadas a risco de desabamento e quedas de postes.

Gabinete de Crise

O comunicado sobre o decreto aconteceu durante a reunião do Gabinete de Crise na manhã desta segunda-feira (23). Estiveram presentes representantes da Cemig, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil, vereadores e secretários municipais. Devido à severa tempestade que atingiu o município, o prefeito convocou a reunião de alinhamento com o Sistema de Comando em Operações (SCO). 

Valadares decretará estado de emergência após fortes chuvas – FOTO: Leonardo Morais/ Prefeitura de Valadares

De acordo com a  Prefeitura de Valadares, as equipes de limpeza urbana estão nas ruas recolhendo galhos, lixo e detritos para evitar alagamentos em caso de novas chuvas.

A Cemig informou que já resolveu 90% dos casos de desabastecimento de energia. No entanto ainda há cerca de 12 mil relógios sem energia elétrica, que serão reparados nos próximos dias. De acordo com a Companhia, os bairros mais prejudicados foram Centro, Lourdes e Vila Bretas. Apesar disso, ainda há reclamações de moradores de outros bairros que até o momento estão sem energia em casa.

Sobre o abastecimento de água

O SAAE informou que o abastecimento de água está sendo normalizado. No entanto ainda há regiões com desabastecimento, principalmente nos bairros Penha, Santa Rita e Vila Isa. Além disso, segundo a autarquia, na Estação de Tratamento de Água (ETA) Central, responsável por abastecer a maior parte da cidade, uma adutora (rede de distribuição de água) se rompeu. Isso afetou o fornecimento de água. 

Segundo o diretor-geral do SAAE, Fernando Pascoal, serão necessários de dois a três dias para que os reservatórios voltem aos níveis normais de volume de água. Caminhões-pipa estão atendendo hospitais (cujos serviços vitais, como UTIs e CTIs, no Hospital Municipal, por exemplo, foram garantidos graças aos geradores) e instituições de acolhimento.

Segurança pública

De acordo com o major Rúbio Ricardo Moreira Xavier, da Polícia Militar, o maior problema que a corporação enfrentou foram conflitos entre gangues. Eles se aproveitaram da escuridão para o cometimento de crimes. Houve prisões e apreensão de armas. 

A Defesa Civil Municipal, juntamente com o Samu, realizou duas remoções de pessoas que necessitavam de energia elétrica para uso de aparelhos médicos elétricos. O cabo Igor Martins, da Defesa Civil Estadual, informou que não houve registro de desabrigados nem de feridos.

Previsão do tempo

A previsão do tempo indica que as chuvas devem continuar na região. “Para os próximos dias, com os solos e vegetação mais úmidos, associados às temperaturas elevadas, a tendência é de continuidade da instabilidade atmosférica, as quais poderão gerar as chuvas isoladas, chuvas em determinados pontos da cidade e em outros não, ou em um município e outro não. Também em formato de pancadas, as típicas tempestades de final de tarde e início da noite. Sendo essa uma tendência para Governador Valadares e demais municípios da Bacia do Doce”, informou Daniela Cunha, professora da área de Geografia/Climatologia do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), em Governador Valadares.

A Defesa Civil Municipal recomenda que a população fique atenta às informações meteorológicas assim como as orientações das autoridades.

Comments 1

  1. Gumercino pereira bazilio says:

    Valadares minha cidade querida precis ser cuidada e isto o prefeito tem feito muito bem…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM