[the_ad id="288653"]

Começa a vacinação contra dengue em GV; casos prováveis de arboviroses aumentaram 300%

Começa vacinação contra dengue em GV
FOTO: José Cruz/ Agência Brasil

GOVERNADOR VALADARES – Começou nesta segunda-feira  (6) a vacinação contra a dengue em Governador Valadares. Na última terça-feira (4), o Ministério da Saúde comunicou que o município receberia um lote com mais de 15 mil doses do imunizante. 

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, todas as salas de vacinação em funcionamento em Valadares estarão aptas para aplicar o imunizante. Entretanto é importante reforçar que, por enquanto, serão vacinadas apenas crianças de 10 e 11 anos. A Sala de Vacinas Central, localizada na Rua São João, funciona das 8h às 18h. 

“Nós fazemos um apelo aos pais das crianças de 10 e 11 anos, que vai ser a faixa etária que estamos iniciando a vacinação neste momento. Pedimos aos pais e responsáveis para levarem seus filhos à unidade de saúde para receber a vacina”, reforçou Márcia Cordeiro, coordenadora do Centro de Imunização. 

Para receber a vacina, é indispensável a apresentação do cartão de vacinas, do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Também é importante estar com documento de identificação com foto.

Casos de arboviroses

Dados do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), da Prefeitura de Valadares, detalham que até o dia 4 de maio, houve o registro de mais de 16 mil (16.688) casos prováveis de arboviroses no município. Destas notificações, 8.363 de dengue, 8.301 de Chikungunya e 24 de Zika.

Além disso, em Valadares houve o registro de 20 mortes suspeitas, sendo 3 com confirmação por chikungunya, e duas descartadas (1 por chikungunya e outra por dengue). As demais continuam em investigação e aguardam resultados do laboratório de referência, Funed, de Belo Horizonte.

No mesmo período do ano passado, tínhamos 4.130 casos prováveis notificados de arboviroses, sendo 3.647 de dengue, 478 de chikungunya e 5 de zika. Isso significa que em comparação entre 2023 e 2024, de janeiro até 4 maio, os números de casos prováveis de arboviroses aumentaram 4 vezes mais (300%).

Dados da Secretaria de Estado de Saúde

O primeiro trimestre de 2024 marcou o aumento vertiginoso dos casos de arboviroses em todo o país, principalmente em Minas Gerais. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, a transmissão da dengue pelo Aedes aegypti registrou mais de meio milhão (519.863) de casos confirmados da doença e 296 mortes em Minas até o dia 24 de abril. Em Governador Valadares, já foram registrados quase 8 mil (7.979) casos prováveis de dengue, um pouco mais de 7 mil (7.374) de chikungunya e 23 de zika. Com esses números, Valadares é a 3ª cidade em Minas com o maior número de casos prováveis de chikungunya. Além disso, está entre os 20 municípios mineiros com mais casos prováveis de dengue.

Sobre a vacina contra a dengue

O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer a vacina contra a doença no sistema público de saúde. A empresa japonesa Takeda foi quem desenvolveu o imunizante. A Qdenga – nome da vacina – protege contra os quatro tipos de vírus da dengue. Conforme a orientação do Ministério da Saúde, a aplicação do imunizante acontecerá inicialmente em crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos que moram em regiões com maior risco de transmissão da doença.

A Qdenga é um tipo de vacina feita com vírus vivo atenuado. Isso significa que o vírus usado na vacina foi enfraquecido, o que o torna incapaz de causar a doença completa. No entanto o vírus ainda é capaz de estimular o sistema imunológico a produzir anticorpos contra a dengue, protegendo a pessoa de futuras infecções.

FOTO: Rogério Vidamantas/ Prefeitura de Dourados

Vacinação contra a gripe

Em paralelo, a Secretaria de Saúde também comunicou a ampliação da vacinação contra a gripe em Governador Valadares. Sendo assim, o imunizante está disponível para todas as faixas etárias, a partir dos seis meses de idade. Independente de pertencer a um grupo prioritário ou não, todos poderão tomar a dose da vacina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM