Associação das Damas da Caridade retoma atividades em Valadares

A Associação das Damas da Caridade de Governador Valadares retornou às atividades na quarta-feira (9), após dois anos parada, devido à pandemia. A associação fará 77 anos em agosto e luta pela justiça social em Valadares, por meio de mulheres comprometidas, zelosas e que se doam ao próximo.

Antes da pandemia, 50 damas participavam dos encontros semanais, no salão atrás da Catedral de Santo Antônio. A associação realizava diversos eventos com o intuito de arrecadar dinheiro para cinco instituições de Valadares: Casa das Meninas, Lar dos Velhinhos, Dona Zulmira, Acolhe Vida e Gapon.

Dentre as atividades promovidas pela associação estão dois almoços por ano, bingo no clube Filadélfia, enxoval para bebês de famílias carentes, feira de artes com trabalhos manuais e brechós. Com a pandemia, as doações ficaram suspensas, já que todos esses eventos ficaram impossibilitados de acontecer. Mas, segundo Ana Maria Nogueira, presidente da associação desde 2018, as damas estão esperançosas de que, em breve, todos voltem os seus eventos.

“A nossa associação é uma instituição muito sólida, pois fará 77 anos em agosto [deste ano]. Estar à frente dela neste momento de pandemia é desafiador, pelo fato de termos suspendido as atividades por dois anos, ficarmos descapitalizadas e também com os recursos humanos reduzidos, pois a maioria delas já tem idade avançada, o que dificulta a execução de algumas tarefas, como por exemplo, trabalhar 13 dias na Festa de Santo, da qual não participaremos este ano”, explicou. 

As mulheres que fazem parte da associação desde a sua fundação trabalham de forma voluntária durante todo o ano. O lema “União, trabalho e doação” é o que as motiva a ajudar a sociedade.

À reunião de quarta-feira compareceram 28 damas. Neste ano, ao contrário dos outros, a associação não fez uma comemoração de Dia das Mulheres, porque perdeu cinco companheiras nos últimos dois anos, sendo uma, muito querida, nos últimos dias.

Dessa forma, Ana Maria convoca as mulheres de Valadares a participarem da Associação das Damas e a ajudarem como puderem. “Deixo aqui um convite para aquelas mulheres que tenham interesse de fazer parte de nossa associação, que nos procurem em nosso salão, na avenida Brasil, número 2.568, telefone: 3271-3294, atrás da Catedral de Santo Antônio, às quartas-feiras, a partir das 14 horas até as 17 horas, dia de nossas reuniões semanais. Embora a nossa associação seja uma instituição católica, para fazer parte dela a pessoa pode ser de qualquer religião, pois lá precisamos é de pessoas comprometidas em servir ao próximo”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM