[the_ad id="288653"]

Alegria de viver

FOTO: Freepik

Vivemos em um mundo emaranhado de conflitos entre nações, entre indivíduos.

Já há algum tempo, venho observando as relações interpessoais e a reação dos seres humanos diante de fatos cotidianos. Não sou formado em Psicologia, já adianto, mas um curioso do comportamento humano. Aliás, sou curioso com tudo o que me rodeia (rsrsrsrs), mas vou me ater somente a este tema.

Minha curiosidade emoldura-se nos aspectos ligados à alegria de viver ou a tristeza, como alguns se sentem.

Vivemos numa terra de ansiosos, pessoas que não vivem o presente, se agarram no passado e têm medo do futuro e, desse quadro, cresce a tristeza e diminui a alegria de viver.

Há algum tempo, tenho lido muitas obras de autores adeptos ao estoicismo, por entender serem úteis para nossa vida, para a nossa caminhada até que o Senhor nos chame, e ligadas ao nosso colóquio.

Afinal, o que é o estoicismo? Podemos dizer que é uma escola filosófica, que defende a felicidade, é resultado da virtude e da razão. Pasmem! Essa escola se iniciou há aproximadamente 300 anos antes de Jesus!

O grande filósofo Sêneca, nos idos de 50 d.C, em suas obras estóicas, buscou mostrar a “alegria de viver” ensinando que, inicialmente, devemos nos ajustar e compreender as realidades da vida, saber o que podemos fazer e o que não podemos, prepararmos para o pior, mas sendo sempre otimistas.

A alegria de viver, em minha humilde opinião, após um “tempinho” de leitura e reflexões, é consequência da observação de alguns ensinamentos, da filosofia estóica e princípios cristãos, que eu ouso, e prefiro chamar de “mandamentos”, que são eles: coloque Deus como sua prioridade e aceite a Sua dependência. O passado deve apenas servir de lição para o presente, e para evitar erros que possam ecoar no futuro. Deixe o passado no passado! Entenda a realidade da vida, mas nunca pare de sonhar, pois os nossos sonhos são ponto de partida para as nossas realizações. Tudo começa com um sonho! Prepare-se para o pior, e para o melhor, também, para que se possa dar, a cada situação, a resposta mais adequada, sempre com otimismo, confiando na vontade de Deus! Não perca a fé e a cultue! Valorize a família, pois ela é invenção de nosso Criador, e o nosso “porto seguro”. Tenha amigos para toda a vida! São como anjos em forma humana! Seja solidário, e semeie sempre o amor. Faça tudo para a honra e glória do Senhor! Nada de vaidades! Não somos nada sem Deus em nossas vidas!

 Enfim, tenho certeza de que a alegria de viver consiste em observar e cumprir fielmente estes “mandamentos”.

“Aleluia! Cantem a Deus, o Senhor, uma nova canção. Louvem a Deus na reunião dos seus servos fiéis. Alegre-se, ó povo de Israel, por causa do seu Criador! Fique contente, ó povo de Jerusalém, por causa do seu Rei! Louvem a Deus, o Senhor, com danças e, em seu louvor, toquem pandeiros e liras”.   Salmos 149, 1-3


(*) Advogado militante – Coronel da Reserva da Polícia Militar. Curso de gestão estratégia de segurança pública pela Academia de Polícia Militar e Fundação João Pinheiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM