Igor Torrente (*)
Você já deve ter ouvido falar bastante sobre inovação, mas já parou para pensar o que ela realmente significa? Hoje, vamos descomplicar esse conceito que pode parecer de outro mundo, mas está mais presente no seu dia a dia do que você imagina.
Inovar não é necessariamente inventar algo. Na verdade, vai muito além. Inovação significa usar o conhecimento para criar ou aprimorar coisas – sejam produtos, serviços, maneiras de se fazer algo ou até modelos de negócios – de modo que traga mais valor e utilidade.
Vamos pegar o exemplo do celular. Ele começou como um simples telefone que podíamos levar para qualquer lugar. Com o passar do tempo, foi se transformando e hoje faz um monte de coisas, como tirar foto, acessar a internet e enviar mensagens. Toda essa mudança é um exemplo de como o produto foi se reinventando por meio da inovação.
Então, entenda que inovar não é algo destinado apenas a grandes inventores. Muitas vezes, é sobre pegar algo que já existe e melhorar, mudando de um jeito que seja mais interessante ou útil para as pessoas.
Por isso, investir em inovação é fundamental para o crescimento do seu negócio, já que empresas que inovam tendem a ser mais competitivas e bem-sucedidas. E se você não inova e não acompanha as mudanças, pode acabar ficando para trás. É como estar numa corrida e parar de correr; os outros vão te ultrapassar.
Dessa maneira, lembre-se que inovar não é só sobre tecnologia. É sobre adicionar valor e resolver problemas. E o mais importante: a inovação está ao alcance de todas as pessoas, não importa onde você esteja ou o que faça.
As opiniões emitidas nos artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores por não representarem necessariamente a opinião do jornal.