por Igor Torrente (*)
Você acha que animais mitológicos não existem? Você está enganado. O ecossistema de tecnologia é habitado por uma variedade de criaturas, cada uma representando diferentes estratégias de sobrevivência e crescimento. De unicórnios a dragões, o mercado se transforma em uma fauna diversificada e complexa, onde cada animal simboliza um modelo de negócio com suas particularidades e abordagens. Que tal conhecermos um pouco mais?
Os unicórnios, termo utilizado pela primeira vez em 2012 por Aileen Lee, são as empresas definidas por seu rápido crescimento e valor de mercado de mais de um bilhão de dólares. No Brasil, os casos mais emblemáticos são do Ifood, Nubank e QuintoAndar.
Em contrapartida, temos os IPOgrifos, uma brincadeira que combina IPO (Initial Public Offering ou, em tradução literal, Oferta Pública Inicial) com o mítico hipogrifo, simbolizando empresas que alcançam o status de bilionárias ao abrir seu capital na bolsa de valores. Diferentemente dos unicórnios, que alcançam essa valoração ainda como empresas privadas, os IPOgrifos atingem esse marco já no mercado público.
Já os dragões caracterizam um nível ainda mais elevado de agressividade que os unicórnios, captando um investimento de mais de um bilhão de dólares em uma única rodada de financiamento. A Uber exemplifica essa categoria, despertando grande interesse de investidores pela promessa de retornos significativos e potencial de dominar o mercado.
Os camelos, por sua vez, representam as empresas que prezam pela sustentabilidade e capacidade de adaptação a cenários econômicos adversos. Assim como o animal que atravessa longos períodos no deserto sem água, essas empresas são resilientes, apresentando um crescimento estável e sendo cautelosas com investimentos de alto risco, com foco em uma gestão financeira sólida e em um planejamento de longo prazo.
Por último, mas não menos importantes, as zebras surgem como um contraponto às demais, enfatizando a cooperação e a transparência. Em oposição ao crescimento a todo custo, as zebras buscam melhorar a sociedade e competir de maneira saudável, valorizando também o impacto social positivo.
Como em um ecossistema natural, a variedade e a interdependência dessas entidades fortalecem o mercado, promovendo a inovação. Independentemente da sua estratégia empreendedora, há espaço e necessidade para todos no habitat da tecnologia. Dessa maneira, convido você a refletir sobre as características de cada um e ver onde o seu negócio se encaixa.
(*) Profissional com ampla experiência no desenvolvimento de negócios e produtos, com passagens por Méliuz, Itaú, PicPay e Prefeitura de Valadares. Foi membro do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e da Câmara Técnica de Empreendedorismo e Inovação da Bacia do Rio Doce. Fala sobre inovação, tecnologia, negócios e carreira. Instagram: @eutorrente
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