[the_ad id="288653"]

Ano de 2020 de muitas alegrias, saúde e paz

por Heldo Armond

E viramos o calendário. Terminou 2019. Iniciamos uma nova década com o ano de 2020. Término de uma etapa, início de outra. Nesta ocasião, instintivamente, nosso pensamento se volta para avaliar o que fizemos e vislumbrar o que poderá acontecer no ano que começa. Nessa revivência, sentimos o prazer dos bons momentos que nos ocorreram, cuja lembrança nos revigora a energia. Mas com toda isenção que essa avaliação merece, percebemos também aquelas situações em que nos equivocamos, que descobrimos não ter dado a devida atenção, por isso, os resultados não foram os possíveis de se alcançar.

Continuando nessa avaliação isenta, sem parcialidade, com desapego e postura de quem realmente busca se aprimorar, percebemos que na maioria das atividades que nos ocorreram não demos o devido foco, não canalizamos a energia necessária, não havíamos planejado nada. Elas aconteceram, mas os resultados poderiam ser melhores, ou poderíamos ter despendido menos energia.

Sabe-se que em qualquer atividade desenvolvida atabalhoadamente, sem organização, a possibilidade de se obter resultado satisfatório é reduzida. Mas quando se elabora um planejamento, essa tendência muda acentuadamente. Dizem que quando se faz um bom planejamento, pode-se considerar “meio caminho andado” para se conseguir os resultados almejados. Isso ocorre com quem pretende estudar, quem busca um emprego, quem vai se submeter a um concurso, montar um negócio, quem pensa fazer uma grande viagem, constituir família, ter filhos etc.

A paciência não é familiar à maioria das pessoas. Geralmente, quando conseguem elaborar um planejamento, ficam ansiosas para desenvolvê-lo o mais rapidamente possível, atropelando as fases que devem ser seguidas. Dessa forma, não há como obter o resultado que se esperava.

            Para se elaborar um planejamento é preciso, antes de tudo, de paciência e um bom roteiro. Para auxiliá-lo, apresentamos a seguir um modelo que consiste em responder às seguintes perguntas:

1: O que posso destacar de bom que fiz no passado?

2: O que me levou a fazê-lo?

3: O que posso destacar de ruim que fiz no passado?

4: O que me levou a fazê-lo?

5: O que poderia ter feito, mas deixei de fazer no passado?

6: Por que não fiz?

7: O que pretendo fazer daqui para a frente?

Ao responder às perguntas de números 1 a 6, sempre que possível, tente identificar o contexto em que se passaram essas situações, as barreiras, desafios e motivações que o levaram a tomar tais atitudes. Após isso, complementando a pergunta de número 7, estabeleça suas metas daqui pra frente e organize-se para alcançá-las. Anote, identifique os recursos e ações necessárias, estabeleça um cronograma, coloque em prática e faça revisões periódicas, comparando o que foi realizado com o estabelecido, e boa sorte!

Tive a oportunidade de fazer um curso com Ômar Souki (Ph.D. em Comunicação), alguns anos atrás, intitulado “Acorde, Viva seu Sonho”, em que somos encorajados a andar sobre o fogo. Sobre três metros de brasa viva, andamos descalços, calmamente, sem nos queimarmos. Aquele curso tinha como objetivo nos mostrar o poder da crença, daquilo em que acreditamos. Quando assistimos ao nosso mestre andar sobre as brasas sem se queimar, vimos que é possível, e também andamos.

Ômar Souki nos ensinou também uma técnica que ajuda a aumentar a crença. Ele diz que aprendeu com o famoso neurolinguista Lair Ribeiro, num curso de Autoestima. A técnica consiste no seguinte: você deve escrever uma carta para uma pessoa amiga (mas não precisa entregar). A data desta carta não seria a do dia de hoje, mas de seis meses à frente. Você escreve tudo aquilo que deseja que lhe aconteça nestes próximos seis meses (sonhos, projetos, viagens, namoro, casamento, poupança, emprego etc.), porém, como se já tivesse acontecido. É como se você estivesse lá no mês de junho de 2020, por exemplo, relatando os acontecimentos.

Ômar Souki diz que essa técnica, além de proporcionar uma vivência agradável por antecipação, cria um estado interno de euforia, além de ser um documento para estimulá-lo a buscar alcançar seus objetivos. Significa um compromisso com você mesmo, que desenvolve um estado de crença em alcançar seus objetivos.

Então, mãos à obra, para que o ano de 2020 seja um ano abençoado para você, repleto de grandes realizações, alegria, saúde e muita paz.

 

 

Grupo de Apoio Amor Exigente
Coordenação Regional: Washington J. Ferreira / Penha.
Coordenação local: Berta Teixeira Rodrigues
Reuniões às terças-feiras, de 19h30 às 21h30, no Colégio Franciscano Imaculada Conceição

`______________________________________________________________________________

As opiniões emitidas nos artigos assinados são de inteira responsabilidade
de seus autores por não representarem necessariamente a opinião do jornal

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Sorvete

🔊 Clique e ouça a notícia Tem fato que causa curiosidade! Por causa do forte calor que faz por aqui articulamos sobre um produto “refrescante”. De acordo com o “Google”

Gato na geladeira

🔊 Clique e ouça a notícia Tenho tido o privilégio de conhecer muitas pessoas que, em sua maioria, são ótimas e interessantes. Gosto de conhecer gente! Trabalhar com gente, e