Acredito que a vida do ser humano na Terra é feita de momentos e escolhas. Temos momentos de felicidade e também de tristeza, que servem para a nossa evolução espiritual.
Tudo o que o homem chama de universo, e o que vive nele, é regido por um Deus soberano, que nos ama e nos acompanha. Ele nos conhece mesmo antes do nosso nascimento e sabe de tudo, inclusive do futuro. Mesmo assim, Ele nos deu a liberdade de escolha. Mas há um plano d’Ele para nós! E tudo o que fazemos nesta vida é para a Sua honra e glória! Obviamente, há aqueles que não acreditam, o que não é o meu caso.
Na concepção existencialista, liberdade significa a possibilidade de se fazer escolhas. A todo instante fazemos escolhas: desde escolher acordar até dormir, ou nada fazer, o que também é uma escolha. Segundo essa mesma ideia, a liberdade consiste em escolher e lidar com as consequências, ao contrário da libertinagem, que consiste em escolher sem se preocupar com o que virá depois. E nestas consequências de nossas escolhas é que “mora o perigo”!
Penso que todas as nossas escolhas têm um preço! E, nesse caso, devemos avaliar as vantagens, desvantagens e, principalmente, as consequências. Se vale o preço, se temos condições de suportá-lo.
Escolhas com preços altos a pagar! E olha que a conta sempre vem! Não podemos fugir dela. Refazer o caminho, para fazer a melhor escolha, “corrigir o curso” e assim continuar a jornada, é sempre o melhor a fazer. E isso acontece o tempo todo!
A cada escolha, um preço, um ensinamento! Não um castigo! E o mais interessante: tudo incluído nos planos do Criador para nós!
Não há como fugir das consequências de nossas escolhas e desse preço, que muitas vezes pode parecer até cruel, mas, em minha humilde opinião, é justo.
Sinto que, com a liberdade de escolha e a soberania de Deus, a todo momento ensinamos e aprendemos. Parece um mistério para os descrentes, mas não se apresenta assim para os que creem.
Mas a melhor notícia sobre nossas escolhas não é essa!
A melhor é que, todos os dias, podemos fazer novas escolhas a partir de nossas experiências e iniciar um NOVO COMEÇO! Porém, há um detalhe importante: É PRECISO NOS DESPRENDERMOS DO QUE JÁ SE PASSOU! TIRAR AS AMARRAS DO PASSADO, que jamais vai voltar. Certamente, teremos mais momentos de felicidade do que de tristeza.
Caminhemos para a frente e enfrentemos os obstáculos, sempre confiando que há um Deus maior do que todos eles e que está sempre junto de nós em nossa jornada.
“Porém, se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam dalém do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao Senhor.”
Josué 24:15
“Entrai pela porta estreita (larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela); porque estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que a encontram.”
Mateus 7:13-14
(*) Advogado militante – Coronel da Reserva da Polícia Militar. Curso de gestão estratégia de segurança pública pela Academia de Polícia Militar e Fundação João Pinheiro
As opiniões emitidas nos artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores por não representarem necessariamente a opinião do jornal.






