[the_ad id="288653"]

Avanços na defesa sanitária animal, vegetal e agroindustrial em Minas Gerais

FOTO: Freepik

Prezado leitor, Minas Gerais agora conta com um Laboratório de Geoprocessamento,  Ciência de Dados e Inteligência Artificial (Gedai). O local foi oficialmente entregue no dia 28 de julho pelo secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes; pela diretora-geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Luiza Castro; e pelo vice-reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Jackson Antônio Barbosa, em Lavras, Sul de Minas. Também participaram da inauguração dirigentes da Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc), parceira do projeto.

O laboratório é fruto de uma parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA), com o objetivo de modernizar as ações de defesa sanitária animal, vegetal e agroindustrial no Estado, por meio do uso de tecnologias avançadas, como georreferenciamento, ciência de dados e inteligência artificial. O convênio foi firmado em junho de 2024, no valor de mais de R$ 24 milhões. Trata-se de um ecossistema de ferramentas tecnológicas que visa à melhoria da qualidade do serviço de defesa agropecuária.

Na prática, serão desenvolvidas ferramentas tanto para melhorar a capacidade de rastreio e aprimorar a atuação fiscal quanto para facilitar a vida do produtor rural, além de garantir a qualidade dos alimentos que chegam à mesa do consumidor mineiro.

A estrutura, instalada no Departamento de Computação Aplicada da Universidade Federal de Lavras, foca em pesquisa, desenvolvimento e inovações tecnológicas aplicadas ao setor agropecuário. Ela irá atender demandas de parcerias firmadas com o IMA, como a criação da plataforma GeoSidagro, idealizada para substituir o atual Sidagro, melhorando a gestão territorial e a rastreabilidade. A nova plataforma abrangerá as áreas de defesa sanitária animal, vegetal e agroindustrial de produtos de origem animal e bebidas, e será utilizada por todos os participantes do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa): profissionais autônomos habilitados ou credenciados, transportadores de animais, estabelecimentos, agroindústrias, demais envolvidos nas cadeias produtivas do setor e os próprios servidores do IMA.

O Gedai irá permitir a emissão, em tempo real, de documentos sanitários, a consulta do extrato de propriedade e das vacinações dos animais, além de facilitar a fiscalização, por meio da tecnologia de inteligência artificial

(IA), priorizando a inspeção por risco. Os trabalhos irão refletir na ponta, para o produtor rural, cuja maior necessidade, hoje, é o tempo. Além de beneficiar as agroindústrias de Minas Gerais, o laboratório será um aliado importante para potencializar as exportações de proteína animal.

O termo de cooperação técnica formalizado entre o IMA e a UFLA também vai fomentar as agroindústrias de pequeno porte, construindo um laboratório com foco no desenvolvimento de pequenos projetos nesse universo, abrangendo produtos como carnes, ovos, mel e pescados. A ideia é realizar treinamentos e capacitações de produtores, agregando ainda mais valor a esses produtos. Estão previstas a construção de um laticínio e de um frigorífico-escola.

O IMA e a UFLA irão trabalhar juntos para que essas iniciativas cheguem cada vez mais próximas aos municípios e aos agricultores familiares.


(*) Engenheiro-agrônomo; fiscal estadual agropecuário do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA); presidente da Associação dos Profissionais de Engenharia e Agronomia de Governador Valadares (ASPEA-GV); professor universitário; especialista em solos e nutrição de plantas e em geografia, meio ambiente e sustentabilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Brincar: O primeiro passo para ser no mundo

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – Em meio às pressas do dia a dia, muitas vezes esquecemos de olhar para aquilo que realmente sustenta a infância: o

Esquina de Boa Noite com Bom Dia

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – Domingo, dia 30 de outubro de 2022. O jornalista William Bonner está em estúdio à frente da cobertura das apurações do

As aparências enganam

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – Durante todo o meu caminho nesta terra, sempre observo os comportamentos e atitudes das pessoas ao meu redor, até mesmo daquelas

Mais conectados, porém menos humanos?

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – Vivemos na era em que enviar mensagens atravessa continentes em milésimos de segundo. Podemos ver o rosto de alguém pelo celular,