[the_ad id="288653"]

LO-DEBAR

FOTO: Freepik

Lo-Debar é uma palavra hebraica que significa “sem pasto” ou “sem comunicação”, um lugar associado à pobreza, esquecimento e isolamento. Literalmente, Lo significa “não”, e Debar deriva de Dabar, que significa “palavra” ou “coisa”, sugerindo um lugar sem recurso e sem vida.

Há uma história descrita na Bíblia, em 2 Samuel 9, 1 Reis 2 e 1 Crônicas 8 e 9, que conta sobre Mefibosete, filho de Jônatas e neto do rei Saul. Ele foi levado para Lo-Debar após a morte de seu pai, Jônatas, e de seu avô, o rei Saul, na batalha do monte Gilboa contra os filisteus. A pessoa que cuidava dele, sua babá, o deixou cair enquanto fugia com ele do palácio, resultando em fraturas nas duas pernas e deixando o menino aleijado. Após a morte do rei e de seu filho, Mefibosete passou a ser considerado uma ameaça ao novo rei, Davi, e corria o risco de ser morto por isso. No entanto, foi poupado por Davi devido à aliança que este tinha com Jônatas.

Conta a história que Mefibosete tinha cinco anos quando ficou “acochado” — paralítico das duas pernas — devido à queda, e foi levado à cidade de Lo-Debar, onde viveu no esquecimento, angústia e muita dor. Mais tarde, foi acolhido pelo rei Davi, que o levou para viver com ele no palácio e sentar-se à sua mesa. Mefibosete tinha então cerca de 20 anos.

A Bíblia não relata sobre sua morte, mas sim sobre sua vida de superação, desafios e muitas relações complexas, principalmente com o rei Davi. Ele foi acusado injustamente por seu servo Ziba e teve suas posses confiscadas pelo rei. No entanto, posteriormente, ao considerar suas justificativas, Davi decidiu dividir os bens entre ele e Ziba. Apesar das reviravoltas, sua vida é um exemplo de compaixão e misericórdia.

Confesso que sou fascinado por histórias bíblicas e, ao longo de minha vida, venho estudando-as, pois todas trazem ensinamentos valiosos para nossas vidas. Ocorreram há milhares de anos, mas se aplicam perfeitamente aos dias de hoje.

Vemos em nossos tempos histórias de vida semelhantes à de Davi e Mefibosete.

Essa história é um exemplo poderoso da graça de Deus, que se manifesta através de Davi, que, mesmo tendo motivos para temer Mefibosete — já que ele era herdeiro do rei Saul —, o trata com amor e restauração. Ela destaca os valores da amizade e da lealdade: de Davi para com Jônatas, e de Mefibosete para com Davi, quando Ziba tentou enganá-lo.

A humildade e a aceitação estão muito presentes, quando Mefibosete aprendeu a viver em humildade na cidade de Lo-Debar e aceitou a bondade oferecida por Davi, sem jamais reclamar de sua condição. A história mostra a importância do perdão e da reconciliação, mesmo em situações graves de traição e engano.

Davi teve compaixão e cuidado para com Mefibosete, ensinando-nos a nos preocupar com os que têm necessidade, mesmo que venham de passados diferentes dos nossos.

Essa fidelidade de Davi para com Jônatas pode ser perfeitamente comparada à fidelidade de Deus para conosco. Deus é Deus! Não muda, e é sempre fiel às suas promessas!

Devemos ser sempre fiéis a Deus e, mesmo diante de nossas imperfeições, temos um compromisso com Ele!

Tal como Mefibosete, devemos ter — e demonstrar — uma imensa gratidão para com Deus, pois Ele nos permite sentar à sua mesa e viver em sua presença como filhos!

E VOCÊ? TEM DADO GRAÇAS? PROCURA FAZER A VONTADE DO PAI?

“Volta-te, Senhor, e livra a minha alma; salva-me por tua graça.”

Salmo 6,4.


(*) Advogado militante Coronel da Reserva da Polícia Militar. Curso de gestão estratégia de segurança pública pela Academia de Polícia Militar e Fundação João Pinheiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Brincar: O primeiro passo para ser no mundo

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – Em meio às pressas do dia a dia, muitas vezes esquecemos de olhar para aquilo que realmente sustenta a infância: o

Esquina de Boa Noite com Bom Dia

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – Domingo, dia 30 de outubro de 2022. O jornalista William Bonner está em estúdio à frente da cobertura das apurações do

As aparências enganam

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – Durante todo o meu caminho nesta terra, sempre observo os comportamentos e atitudes das pessoas ao meu redor, até mesmo daquelas

Mais conectados, porém menos humanos?

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – Vivemos na era em que enviar mensagens atravessa continentes em milésimos de segundo. Podemos ver o rosto de alguém pelo celular,