[the_ad id="288653"]

O Verdão e seus ícones

O Coopevale Futebol Clube, também conhecido como o VERDÃO da Placedina Cabral, acaba de completar 56 anos de fundação e existência, com uma trajetória vitoriosa no mundo do futebol amador de Governador Valadares e região. Simplesmente tri campeão regional.

Gestado nas muralhas e entranhas da Cooperativa Agro Pecuária do Vale do Rio Doce deu motivos de sobras para que popularmente tenha sido conhecido como o “time do deite” e outras coisitas mais, acreditando-se equivocadamente que fosse mantido financeiramente pela empresa do cooperativismo. Dela recebeu sim, no passado, muita ajuda.

A construção do estádio do Cooperativismo só foi possível graças ao grupo comandado pelo ’Velho Guerreiro’ Silas Dias Costa à frente da Diretoria Executiva da Cooperativa e atuação firme de LOTINHA Sobreira no Conselho da mesma empresa. Escreveram e fazem parte de uma bela história.

Ainda que bastante tarde, porém mais do que oportuna, os órgãos diretivos e administrativos do clube – Diretoria Executiva e Conselhos Deliberativo e Fiscal, a partir deste ano, deliberaram em prestar homenagens a alguns de seus benfeitores – verdadeiros ícones, em agradecimento por tudo de bom que fizeram pelo clube, pelos seus adeptos, torcedores e simpatizantes.

Neste ano de 2.025, as homenagens recaíram sobre os nomes de Anísio Costa e Serafim Roque Pereira. Dois de seus fundadores e integrantes da diretoria executiva em inúmeras oportunidades, principalmente em épocas de ‘vacas magras’.

Para os da velha guarda, a lembrança de ANISIO COSTA, ao lado de Rosemiro, Paulão e Juarez figurando no quarteto defensivo do Independente da JK, todos eles dando da ‘medalhinha para cima’, tempos em que zagueiros atuavam zagueirando. Anísio foi muito mais: foi exemplar e competente funcionário da Cooperativa, dinâmico e ferrenho defensor dos interesses do clube que ajudou a fundar e exemplar chefe de família. Um vencedor.

Serafim Roque Pereira, o Serafim da Carrocinha do Leite, foi o PAIZÃO de todos, independentemente da cor clubística ou segmento social de nossa cidade. Um conciliador por excelência. Verdadeiramente uma unanimidade na história esportiva de Governador Valadares. Jamais mediu esforços quando os interesses de seu Coopevale estavam em jogo. Muito sábio, sabia como interagir, dialogar e reivindicar.

Os homenageados, in memoriam, por décadas e décadas, ao lado de outros tantos, sonharam o sonho possível e com muita luta e dedicação, interagindo junto aos poderes Executivo e Legislativo Municipal, conseguiram a doação de dois quarteirões de terrenos baldios, inundados e irregulares, constantes do loteamento da Vila Placedina Cabral – o Bairro São Paulo, com o   objetivo da construção de um campo próprio para a prática do futebol.

Mais alguns anos de lutas e conseguiram, com recursos do FATES da Cooperativa, a construção do estádio que hoje, afora o Mamudão, é o melhor e mais bem cuidado da cidade e palco de competições futebolísticas em quantidade e qualidade, orgulho de nossa cidade.

Sem estardalhaço algum, ao contrário, no anonimato, nossos personagens e ícones foram ferrenhos incentivadores para a criação da Escolinha de Futebol do Clube, prestando aos dirigentes do clube, no exercício de suas atribuições e funções, todo o suporte necessário para que momentos obscuros fossem ultrapassados.

Muito mais fizeram e realizaram. Adoentados em seus últimos anos de vida terrena, mantinham-se atualizados sobre “as coisas” do clube do coração, fazendo ‘caras feias’ nos momentos difíceis e demonstrando alegria com ‘largos sorrisos’ nos momentos de alegrias.

Nosso futebol amador – ainda existe Bolivar? -, anda pobre de dirigentes dignos e entusiastas, comprometidos na plenitude com as responsabilidades assumidas à frente de nossos clubes amadores. Nas manhãs e tarde dos domingos, oficialmente, a bola não mais rola nos campos de Governador Valadares.

Anísio Costa e Serafim Roque Pereira, ÍCONES do Coopevale Futebol Clube, fizeram do VERDÃO o maior colecionador de títulos de Governador Valadares e de sobra, Tri Campeão Regional de Futebol Amador. Homenagens justas e merecidas. Outras virão.


(*) Ex-atleta

N.B. 1 – Em campeonatos de pontos corridos normalmente o melhor e mais preparado acaba sendo vencedor. Em competições eliminatórias – torneios e copas – muitas vezes a imprevisibilidade se faz presente. Beleza do futebol… azar do PSG.

N.B. 2 – Filipe Luis faz um bem danado ao futebol brasileiro e sua gente com seu caráter e personalidade fortes.  Teve a coragem de externar o que muitos veteranos acomodados sentiram na pele. Oxalá que seu exemplo seja agora seguido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Brincar: O primeiro passo para ser no mundo

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – Em meio às pressas do dia a dia, muitas vezes esquecemos de olhar para aquilo que realmente sustenta a infância: o

Esquina de Boa Noite com Bom Dia

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – Domingo, dia 30 de outubro de 2022. O jornalista William Bonner está em estúdio à frente da cobertura das apurações do

As aparências enganam

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – Durante todo o meu caminho nesta terra, sempre observo os comportamentos e atitudes das pessoas ao meu redor, até mesmo daquelas

Mais conectados, porém menos humanos?

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – Vivemos na era em que enviar mensagens atravessa continentes em milésimos de segundo. Podemos ver o rosto de alguém pelo celular,