[the_ad id="288653"]

Menos (eu)cossistema, mais ecossistema

FOTO: Freepik

Para construir um ecossistema de inovação sólido, precisamos que todos os seus membros estejam unidos em torno de um objetivo comum, e não apenas de seus interesses e lógicas individuais. Essa união permite não só tangibilizar a inovação para quem não está familiarizado com o tema, mas também ajuda a criar soluções para grandes desafios da nossa cidade.

Resolver problemas locais, como a migração, e identificar as vocações econômicas da região podem direcionar melhor os esforços de todos os atores. Isso porque, quando focamos em questões importantes, os membros do ecossistema podem trabalhar juntos para encontrar soluções eficazes.

Além disso, estar unido em torno de um objetivo comum também contribui para a sustentabilidade e o crescimento do ecossistema. Com todos alinhados, fica mais fácil atrair investimentos, talentos e outros recursos essenciais, o que nos permitiria responder rapidamente a mudanças e desafios, adaptando-se de forma ágil às novas demandas do mercado.

Por isso, a colaboração entre startups, empresas estabelecidas, universidades, governo e outras organizações é fundamental para o desenvolvimento do ecossistema de inovação de Governador Valadares. Precisamos de mais. De mais cooperação, de mais troca de conhecimentos, de mais recursos e de mais experiências.

Em outras regiões mais consolidadas, foi comum a criação e assinatura de um manifesto pelos principais atores do ecossistema. Esse documento consolida compromissos e objetivos comuns, fortalecendo a união e a colaboração. Em Governador Valadares, ainda falta esse tipo de iniciativa, mas quem sabe não veremos um manifesto formalizando o compromisso e a cooperação entre os atores em breve.

Com todos trabalhando juntos, podemos consolidar nossa região em um polo de inovação e tecnologia, enfrentando os grandes desafios de forma mais eficaz e sustentável.


(*) Empreendedor com ampla experiência no desenvolvimento de negócios de base tecnológica, com passagens por Méliuz, Itaú, PicPay e Prefeitura de Valadares. Foi membro do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e da Câmara Técnica de Empreendedorismo e Inovação da Bacia do Rio Doce. Instagram: @eutorrente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Gato na geladeira

🔊 Clique e ouça a notícia Tenho tido o privilégio de conhecer muitas pessoas que, em sua maioria, são ótimas e interessantes. Gosto de conhecer gente! Trabalhar com gente, e