[the_ad id="288653"]

“Somos nós e as nossas circunstâncias” também no nosso comportamento profissional

Dileymárcio de Carvalho (*)

A decisão por um trabalho nem sempre foi uma escolha emocional positiva para a maioria dos profissionais. E isso tem impacto direto no desempenho e na adequação do perfil certo para uma determinada vaga. Não significa que quem não decidiu por um trabalho, mesmo que a ocupação não faça parte da sua identidade psicológica, não vá se dedicar e até mesmo ter bons resultados. Mas será mais díficil.

As pesquisas  comportamentais para o trabalho mostram que a escolha da atividade profissional, alinhada ao peril psicológico,  define boa parte das relações saudáveis com as chefias e com os membros de uma equipe. O velho “fazer o que se gosta”, também pode ser identificado na Seleção de Pessoas por Perfil Comportamental.

O lado afetivo da vida profissional não é “amar meu colega” ou “vestir a camisa da empresa”. O que eu faço como trabalho reforça os meus traços de personalidade mais positivos. O nível de “entrega” tem relação com a minha estrutura psíquica e é uma expressão de “quem somos”, não como uma obrigação ou uma adequação apenas.   

A frase “somos nós e as nossas circunstâncias” é o identificador de um perfil psicológico comportamental para uma determinada atividade. E é justamente aqui o diferencial quando falo nesse processo. Por mais que o currículo apresente as habilidades ténicas e funcionais, o que temos com as informações da Psicologia Comportamental é a identificação de como as circunstâncias comportamentais de uma pessoa estruturaram nela um perfil psicológico. E esse perfil vai se manifestar em “Tipos de Comportamentos” no trabalho.

Essa proposta é diferente do que se vinha fazendo nos últimos vinte anos em seleção de pessoas. É uma perspectivia atualizada do Perfil Psicológico Comportamental antes de se validar as habilidades técnicas.

Essa atuação implica em informações da psicologia, em especial, para a Seleção de Pessoas. Para o contexto atual é um elemento fundamental no desempenho profissional. O conceito de “Perfil para o Cargo” já mudou completamente. E o mais importante : a Psicologia Comportamental é o caminho para organizar um novo modelo de seleção de pessoas.


(*) DILEYMÁRCIO DE CARVALHO- PSICÓLOGO CLÍNICO COMPORTAMENTAL- CRP: 04/49821
EMAIL:  contato@dileymarciodecarvalho.com.br me siga em @dileycarvalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

A Pérola, o pop e o pavor

🔊 Clique e ouça a notícia “Em virtude do tempo hoje não há futebol / Veio uma chuva de vento e levou pra bem longe o sol”, canta a eterna

Amar é melhor

🔊 Clique e ouça a notícia Irmãos e irmãs, que Deus abençoe sua jornada! A aridez espiritual tem tomado de assalto cada dia em maior proporção os relacionamentos. Saudades daqueles