[the_ad id="288653"]

15ª edição do Fenta reúne artistas de Minas e de outros estados

Foto: Leonardo Morais

A abertura do Fenta foi na última quinta-feira (19) e as apresentações vão até domingo (22)

O Festival Nacional de Teatro (Fenta) chegou à sua 15ª edição e, além de artistas de Minas Gerais, o evento está sendo palco para atores de outros estados. Neste ano, o festival, que reúne apresentações teatrais para diversos públicos, pela primeira vez, terá uma premiação: o Troféu Oitis, que homenageará a atriz Bianka Gomes, primeira mulher trans a ocupar um cargo no serviço público de Valadares.

Jéssica Alves, artista solo que trabalha há 14 anos com palhaçaria e dança, veio de São Paulo para se apresentar no Fenta e conta que esta é a primeira vez que se apresenta em Minas.

“Este é meu primeiro festival competitivo e a primeira apresentação em solo mineiro. Em minhas apresentações eu busco sempre fazer toda e qualquer pessoa rir de sua humanidade, e refletir sobre sua condição como trabalhadora. É no encontro e na troca com outras pessoas que entendemos os lugares que nos colocam na sociedade, e temos a oportunidade de questionar se é este mesmo o lugar que queremos ocupar. Assim, abrimos espaço para a mudança social, necessária e fruto de nossa luta diária contra qualquer tipo de opressão”.

Acesso à cultura

Além da apresentação teatral, Jéssica também ministrou a oficina ‘O tropeço e o passo: um passeio pela comicidade a partir da dança’, em que compartilha suas pesquisas de intersecção entre linguagens com pessoas que queiram desenvolver sua consciência corporal, precisão no trabalho cênico, e sua comicidade, partindo do prazer do dançar.

Segundo ela, é sempre um prazer participar de iniciativas de democratização do acesso à cultura. “Ser artista é expressar esteticamente sua visão sobre o mundo, em um trabalho de encontro com o público. Como artistas, lutar pelo acesso à cultura é uma obrigação perante a sociedade, por isso é sempre um prazer participar e levar a arte”.

Assim como Jéssica, o produtor da peça e diretor do Grupo Arte & Palco, Leandro Porto, também faz parte de projetos artísticos que resultam em espetáculos teatrais. Ele veio de Belo Horizonte com o grupo que reúne amantes das artes em diversas áreas: teatro, dança, circo, literatura, música e arte educação.

“O Arte & Palco existe há 6 anos na capital de Minas e essa é a nossa primeira vez no Fenta. Fomos o espetáculo que abriu o Festival e trouxemos a comédia ‘Como Vencer a Burocracia sem ter um Infarto’. Estamos muito felizes em participar, pois é extremamente gratificante esse contato com público de outros lugares”.

FOTO: Grupo Arte & Palco

O 15º Fenta

A abertura do Fenta foi na última quinta-feira (19) e as apresentações vão até domingo (22). O festival é gratuito e solidário. Nesse sentido, o público deve doar um quilo de alimento não perecível.

As sinopses dos espetáculos podem ser conferidas no dia anterior no instagram @fenta.gv.

A premiação

No domingo (22), às 17h, no teatro do Colégio Imaculada acontecerá a premiação. Dessa forma, pela primeira vez o Troféu Oitis homenageará uma pessoa: Bianka Gomes. A atriz também será homenageada no Fenta Ball.

Bianka é atriz, humorista, suplente de vereadora, a 1ª mulher trans a ocupar um cargo no serviço público de Valadares, diretora de Comunicação da atlética União, Igualdade e Força, ativista do LGBTQIA+ e a artista por trás da icônica Margareth.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM