[the_ad id="288653"]

Ventania causa estragos em diversos bairros de Valadares

FOTO: Divulgação / redes sociais

GOVERNADOR VALADARES – Uma forte ventania causou estragos em diversos bairros de Governador Valadares no final da tarde desse domingo (19). O vento ocasionou a queda de galhos e árvores, arrancou telhas e deixou bairros sem energia elétrica.

Segundo a climatologista Daniela Cunha, a velocidade do vento registrada na estação do Inmet, localizada no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) – Campus GV, era de 6,1 m/s ou 21,9 km/h. Contudo ocorreu uma rajada de 22,3 m/s ou 80,3 km/h.

“A ventania foi o resultado da alteração brusca de temperatura ocasionada pela chegada de uma frente fria. A temperatura de 17h foi de 39,8°C e a das 18h foi de 24,4°C. Consequentemente, a pressão atmosférica mudou de 981,6 hPa para 985,6 hPa”, explica Cunha. “Assim, a mudança de temperatura ocasiona mudança na pressão atmosférica e, consequentemente, a formação dos ventos”.

De acordo com Daniela, é comum a formação desses ventos mais fortes nesta época do ano, podendo, inclusive, ocorrer novos futuramente. “Estamos nos aproximando do verão, no qual as temperaturas tendem a ficar mais elevadas e é comum a passagem de frentes frias pelo litoral da região Sudeste, as quais tendem a gerar quedas nas temperaturas e aumento da pressão atmosférica. O que, por sua vez, ocasiona o deslocamento do ar atmosférico de forma mais rápida. Ou seja, geram ventos e rajadas mais fortes”, explica.

Bairros afetados

Por meio de nota, a Cemig informou desde o início das ocorrências, que tem trabalhado para que a distribuição de energia elétrica seja restabelecida o mais rapidamente possível.

Conforme a companhia, as regiões mais afetadas da cidade foram Centro, Ilha, Turmalina, Vila Mariana, Esplanada, Elvamar, Santa Rita e Belvedere. Por isso, cerca de 150 profissionais, entre eletricistas, técnicos e engenheiros estão atuando para normalizar o fornecimento de energia.

Previsão de chuvas intensas para esta quarta-feira

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um aviso de chuvas intensas para Valadares na manhã desta segunda-feira (20). O aviso se estenderá até a manhã desta terça-feira (21).

De acordo com o aviso, a chuva pode atingir volumes entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Além disso, podem ocorrer ventos intensos, com velocidades entre 40 e 60 km/h.

O INMET classifica o aviso como de perigo potencial, o que significa que há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

FOTO: Divulgaçaõ / Alert-AS Instituto Nacional de Meteorologia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM