Valadares vai para quarta semana na onda vermelha

Vale do Aço que estava na onda amarela regredirá para a onda vermelha a partir de sábado

Conforme decisão tomada pelo Comitê Extraordinário Covid-19 nesta quarta-feira (9), Governador Valadares, que faz parte da região Leste, permanecerá na onda vermelha do programa Minas Consciente pela quarta semana seguida. Na mesma reunião, foi decidido que a região Sudeste e Vale do Aço irão regredir da onda amarela para a onda vermelha, situação que só permite serviços essenciais funcionar como farmácias, padarias e supermercados.

Com essa regressão, seis das 14 regiões estão na onda vermelha. A alta de 39% na taxa de incidência do vírus no estado, nos últimos sete dias, foi um dos principais motivos para o retrocesso. O grupo técnico também optou pela regressão da macrorregião Noroeste para a onda amarela, totalizando cinco regiões na fase que permite serviços como academias, salões de beleza e clubes, além do consumo em bares e restaurantes.

Apenas a região Norte avançou, juntando-se ao Triângulo do Norte e ao Triângulo do Sul  na onda verde, a mais flexível do plano. Todas as mudanças decididas na reunião de hoje passam a valer no próximo sábado (12).

Novo protocolo para comércio e eventos

Com objetivo de equilibrar segurança sanitária e economia, o Comitê Extraordinário Covid-19 aprovou, também nesta quarta-feira, novos protocolos para funcionamento do comércio em dezembro, um dos meses mais importantes para o segmento em função do Natal.

Conforme sugestão do grupo técnico, o comércio varejista e atacadista, atualmente permitido na onda amarela, poderá funcionar em onda vermelha, desde que o gestor municipal adote medidas adicionais.

-Fiscalização efetiva e regular pelas autoridades municipais dos protocolos de funcionamento, incluindo aumento de fiscalização sobre o uso de máscaras.
-Aumento da metragem referência (1 cliente/consumidor para cada 10 metros quadrados) e utilização de controle de acesso para comércio varejista.
-Ampliação do horário do comércio, bancos e shoppings.
-Restrição do horário de funcionamento de bares e restaurantes até às 22 horas, com proibição de consumo em pé, para aumentar o controle de distanciamento.
-Adoção de campanha de comunicação na região fortalecendo o novo protocolo.
-Monitoramento da situação de casos confirmados, óbitos e capacidade assistencial, tendo em vista que, caso a liberação em questão não leve ao controle de casos, deverá haver restrição de funcionamento para liberação apenas das atividades essenciais.

O grupo também alterou o protocolo para a realização de eventos durante o mês de dezembro, mantendo a viabilização apenas em onda verde. O número absoluto de pessoas nos eventos foi reduzido de 500 para 250 pessoas e a metragem passará a ser de 1 pessoa a cada 4 metros quadrados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM