Valadares registra queda nos registros de crimes violentos no primeiro semestre do ano

Dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública apontam redução de mais de 30% nos crimes na cidade. Em contrapartida, casos de violência doméstica aumentaram

Governador Valadares fecha o primeiro semestre de 2021 com redução de 35% no número de crimes violentos no geral, em relação ao mesmo período no ano anterior. O balanço de dados foi feito pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, Sejusp. Já os crimes de violência doméstica aumentaram 2%.

Os registros de crimes violentos, que enquadram homicídio, sequestro, cárcere privado, estupro, roubo, furto e extorsão, somados, apresentam queda de 35%. Segundo o levantamento, o crime de assassinato caiu pela metade, sendo 50 ocorrências nos primeiros seis meses de 2020 e 24 no mesmo período em 2021.

Para o major Rafael Coura, a queda vai além dos números. “Muito menos pessoas foram vítimas de crimes como assalto, sequestro e até mesmo tentativa de homicídio”, pontuou. O oficial ressaltou que a queda se deu por conta da maior ação policial nas ruas.

O levantamento aponta que o crime de roubo de veículos na cidade reduziu de 14 registros no primeiro semestre de 2020 para 4 registros no mesmo período em 2021. Com relação aos furtos em geral, há uma redução de 319 registros – 525 em 2020 e 206 neste ano.

Em todo o estado de Minas Gerais, a redução dos crimes violentos foi de 24,6%, ou seja, uma queda 10,4% menor do que na cidade de Governador Valadares, que registrou queda de 35%.

Enquanto os crimes violentos na cidade apresentaram queda no primeiro semestre do ano, os casos de violência doméstica subiram 2% com relação ao ano passado. De acordo com o Sejusp, 24 ocorrências a mais foram registradas, sendo 1.230 em 2021 contra 1.206 em 2020.

A delegada da Polícia Civil Adeliana Xavier avalia que o aumento de registros de violência doméstica, em especial na pandemia, acontece porque as vítimas estão denunciando mais, e não necessariamente acontecem mais agressões. “Há uma conscientização mesmo. As mulheres estão se conscientizando cada vez mais sobre a necessidade de denunciar, de não se calar. Vizinhos, amigos e parentes também estão procurando uma forma de ajudar as mulheres que são vítimas”, afirmou.

A delegada orientou sobre a prevenção da violência. “A Polícia trabalha com campanhas de prevenção, para que as mulheres busquem o apoio da Delegacia de Polícia, até mesmo para orientação”, destacou.

Os canais de denúncia são o 190 e o Disque 180, além do canal Frida, direcionado para casos de violência doméstica, mas desativado no momento. De acordo com a PC, ele voltará a funcionar em 1º de agosto.

Fonte: Comando Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM