Valadares inicia nesta quinta-feira (3) as aulas presenciais na rede municipal

Mais de 17 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino retornam amanhã (3) para mais um ano letivo em Governador Valadares. Ainda em razão da pandemia, as escolas vão manter os protocolos de segurança, a fim de proteger os alunos também dos casos de síndromes gripais agudas graves. Por isso, as aulas seguem das 7 às 12 horas e o aluno também terá uma carga horária a cumprir de forma remota (online/ presencial). Já o horário da Educação de Jovens e Adultos (EJA) será das 18h15 às 21h15.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, as salas de aula estão preparadas para receber até 100% de ocupação, sendo obrigatório o uso de máscara. As escolas terão o controle do fluxo de entrada, farão a aferição de temperatura corporal, disponibilizarão álcool em gel em diferentes pontos, além de outras medidas de proteção publicadas no Decreto nº 11.533, de 28 de outubro de 2021.

A partir de março, caso haja uma melhora no cenário epidemiológico municipal, as escolas da Rede Municipal de Ensino poderão voltar a funcionar em horário integral.

Modo remoto

Na plataforma de educação o aluno tem à disposição videoaulas, materiais didáticos, fórum para tirar dúvidas e um chat de apoio técnico. Ao entrar na Plataforma (smedgv.com/aluno), o aluno terá de clicar no botão Inscrever-se para fazer parte de uma nova turma e vai usar o mesmo login e senha do ano anterior para acessar a página. Todo o conteúdo é novo, seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Outra opção é a TV Educação, que também tem conteúdo novo, de acordo com a BNCC. Por enquanto, a TV Educação será oferecida apenas no canal da SMED no Youtube (SMEDGV), já que se encontra em fase de licitação a escolha da nova emissora de TV para exibição da programação escolar.

Expectativa

Mais um ano enfrentando a pandemia, a rede municipal de ensino teve que se aptar à realidade. De acordo com o secretário Municipal de Educação de Governador Valadares, José Geraldo Prata, o número de matriculas deste ano já superou o de 2021. “A expectativa para o retorno é muito satisfatória. As crianças estão sendo vacinadas e pedimos aos pais que possam levar os filhos aos postos de vacinação, para que possamos alcançar uma cobertura vacinal que atenda aos padrões de imunidade, por esse motivo é que as aulas estão sendo em meio período neste mês de fevereiro, para que possamos voltar em tempo integral no mês de março, com força total. Houve um aumento de 15% de matrículas em relação ao ano de 2021, com todas as vagas disponíveis preenchidas. As escolas foram organizadas e higienizadas, seguindo os protocolos necessários para um retorno seguro”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM