Valadares avança para o Nível de Alerta Médio contra a Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) publicou ontem (14) a Portaria 7.076, informando que Governador Valadares passou para o Nível Médio de Alerta contra a Covid-19. Com isso, mais setores econômicos poderão retomar o funcionamento diante de tantas restrições impostas pela pandemia na cidade e em todo o país. A mudança aconteceu após avaliação dos indicadores de incidência diária, taxa de aumento de mortalidade, taxa de transmissão e taxa de ocupação de leitos UTI-Covid, percentual de vacinação (1ª dose) e percentual de vacinação (2ª dose). O cálculo da metodologia deu 26 pontos.

A análise dos indicadores é feita pelo Comitê de Situação Epidemiológica, formada por membros do Departamento de Vigilância em Saúde, Hospital Municipal e Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação. Sendo que desta vez houve a inclusão do indicador “vacinação”, que diminui o número de pontos à medida que a imunização avança. Até o momento, 127.191 pessoas já receberam a primeira dose da vacina, enquanto 36.184 já tomaram a segunda dose.

Dentre as mudanças que estão permitidas pela nova portaria destaca-se o funcionamento de piscinas e saunas nos Níveis de Alerta Médio e Baixo (antes era só no Nível Baixo); funcionamento de bares e restaurantes em horário normal nos Níveis de Alerta Médio e Baixo, sendo que em Nível de Alerta Alto, o funcionamento desses estabelecimentos se dará até a 0h, podendo-se estender até as 2h nos fins de semana; ambientes que não possuam isolamento acústico somente poderão oferecer música ao vivo até 0h, respeitadas as regras de posturas e perturbação do sossego; boates e casas de show poderão funcionar com lotação máxima de 300 pessoas, atendido o distanciamento mínimo de uma pessoa a cada 4m²; salões de festas poderão funcionar com a capacidade de 300 pessoas; eventos abertos ao público serão permitidos respeitadas as medidas de restrição com público de até 1.500 pessoas; jogos, torneios e campeonatos realizados em estádios com 40% de ocupação e templos de qualquer culto com 2/3 da capacidade total, respeitadas as medidas sanitárias.

Mesmo diante deste importante avanço, a Prefeitura orienta que todos continuem seguindo as orientações de segurança sanitária, usem máscaras, façam a higiene das mãos, e aqueles que estão dentro do grupo contemplado para vacinação procurem as unidades de saúde para se imunizar.

Cronologia

No dia 22 de janeiro deste ano, Governador Valadares deixou de aderir ao programa Minas Consciente e começou a adotar regras próprias no combate à Covid-19 e flexibilização de atividades econômicas iniciando a sua classificação no Nível de Alerta Alto.

No dia 2 de fevereiro, o município avançou para o Nível de Alerta Médio, mas uma semana depois retornou ao Nível de Alerta Alto. Quando os casos de Covid-19 se intensificaram na região, o município voltou a aderir ao Minas Consciente no dia 16 de março e foi classificado na onda roxa, a mais restritiva do programa.

No dia 23 de abril, após a macrorregião do Leste entrar na onda vermelha do Minas Consciente, o município deixou de aderir ao programa do Governo do Estado e voltou a conduzir as ações voltando à classificação de Nível de Alerta Alto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM