Unimed Valadares conclui a revisão do Planejamento Estratégico Gestão 2020-2024

Nenhum negócio é próspero sem planejamento detalhado. Afinal, é impossível chegar a algum lugar se não sabemos o caminho. O Planejamento Estratégico (PE) é um processo fundamental que possibilita a definição das aspirações e dos propósitos de uma organização. Quando uma organização tem um plano claro, torna-se preparada e menos vulnerável a instabilidades.

Em um mercado competitivo e dinâmico como o atual, um planejamento estratégico é necessário, principalmente devido à crise causada pela pandemia de COVID-19. Saber reagir ou se preparar para a mudança de cenário é fundamental para se manter no mercado. Empresas que conseguem um planejamento que permita rapidamente identificar mudanças de mercado e sua adaptação conseguem resultados melhores em momentos de crise.

A cultura e o processo de Gestão Estratégica teve início na Unimed Gov. Valadares com o planejamento estratégico em 2002. A partir daquele ano, cada mudança de gestão, ou seja, a cada quatro anos, é elaborado um plano estratégico, com revisões em setembro. Neste ano, devido à pandemia, os executivos e a diretoria decidiram antecipar a revisão.

Foi iniciada em junho e finalizada em agosto a revisão do “PE – Gestão 2020-2024”, elaborada pelos executivos, gestores e gerentes da cooperativa, liderados pela superintendente executiva, Edelimar F. Rosa, com consultoria da Fundação Dom Cabral (FDC), através do professor Elton de Mattos, e participação e apoio da diretoria executiva, diretor-presidente, Dr. Paulo Roberto Fontes, diretor de Integração e Mercado, Dr. Luiz Marcos Murta, e do diretor de Controle, Dr. Marcus Miguel de Morais Júnior.

Conselhão

O resultado foi apresentado no dia 26 de agosto para os conselheiros administrativos, fiscais e ético-técnico, na reunião do “Conselhão”. A reunião, realizada no auditório da sede administrativa, também foi transmitida por videoconferência. O evento foi realizado com medidas de segurança, higiene, distanciamento e uso de máscaras, em razão da pandemia.

Participaram: diretoria, superintendente, executivos, gestores, gerentes e 17 conselheiros. Também participaram, representando o Hospital Unimed, o assessor médico hospitalar, Dr. Carlos Pimentel, o diretor técnico, Dr. Anderson Pereira dos Santos, e o diretor clínico, Dr. Fábio Mesquita.

Representando os destores da cooperativa, a gestora de Desenvolvimento Humano e Organizacional, Raquel Neves, apresentou o “Planejamento Estratégico Gestão 2020-2024”. Raquel expôs a metodologia de trabalho e as ferramentas de gestão estratégica utilizadas. O resultado da revisão da Identidade Organizacional da Cooperativa também foi apresentado.

Missão e valores

Segundo a gestora, para a realização da revisão da missão e valores da Unimed Gov. Valadares foram entrevistados os cooperados fundadores: Dr. Roberto Caldeira, Dr. Manoel Arcísio, Dr. Aroldo Andrade, Dr. Marcone Magalhães, Dr. Fernando Felizardo, Dr. Isaías de Assis e Dr. Victor Hugo Zambelli de Almeida.

A entrevista retrata que a grande motivação para criar a Unimed Gov. Valadares foi a valorização do trabalho do médico, oferecendo uma boa assistência à saúde dos pacientes/clientes. Com base nas entrevistas, a gestora Raquel explicou a realização da revisão da Identidade Organizacional, fazendo o resgate da história, essência e razão de existir da cooperativa.

Raquel Neves demonstrou a definição do posicionamento estratégico da Unimed Gov. Valadares, que é a diferenciação em serviços, tendo como estratégia a excelência operacional e assistencial, e como proposta de valor o melhor custo benefício do mercado.

Para a destora de Desenvolvimento Humano e Organizacional, “esse foco estratégico garante um modelo sustentável de negócios, que permitirá maximizar o capital investido, com valorização do trabalho médico e qualidade na assistência ao cliente, permitindo que a Unimed Gov. Valadares mantenha-se líder em sua área de atuação, garantindo maior participação de mercado”. O objetivo é melhorar a qualidade do sistema de saúde, reduzir desperdícios e custos.

Cenário Estratégico do Negócio

No encontro do “Conselhão” foi exibido o “Cenário Estratégico do Negócio”, com análises de indicadores econômicos, financeiros, legais, culturais e mercadológicos, que impactam os resultados da cooperativa. No evento foi realizada a análise de ambientes interno e externo, sendo identificadas ameaças, oportunidades, pontos fortes e fracos.

Ainda na reunião com os conselheiros foram mostrados os temas estratégicos de grandes dimensões que a Singular seguirá e que funcionam como resumo das estratégias, sendo: Crescimento expansão geográfica (parcerias estratégicas); Relacionamento – Proximidade (Cooperado, cliente, colaborador e parceiros); Excelência Operacional (base para rentabilidade e sucesso do negócio).

De acordo com Raquel Neves, a “Eficiência Operacional” significa o desenvolvimento inteligente de atividades semelhantes, de maneira competitiva e que sobressaia em relação à concorrência. Abrange todos os tipos de práticas e processos, sendo a chave para um aproveitamento otimizado de recursos e mão de obra. Outro tema foi a “Inovação”. A “Inovação em Saúde” significa encontrar novas formas de trabalhar, prestar serviços ou adotar tecnologias.

Mapa Estratégico

O Mapa Estratégico foi exposto aos conselheiros da Unimed no último encontro de agosto. O propósito principal é traduzir a estratégia para toda a organização, com destaque para os objetivos focados no cooperado: assegurar a geração e percepção de valor para o cooperado (espaço de trabalho qualificado, remuneração, benefícios, participação e conhecimento) e no cliente (criar nova experiência de atendimento e aumentar a percepção de valor).

Finalizando a reunião dos conselheiros administrativos, fiscais e ético, a gestora organizacional Raquel Neves apontou os resultados dos indicadores estratégicos da alta direção. Eles representam os principais indicadores econômicos, financeiros e mercadológicos, que permitem avaliar o desempenho do “Planejamento Estratégico” e da cooperativa.

Aprovação por unanimidade

O diretor-presidente da cooperativa, Dr. Paulo R. Fontes, que abriu a reunião, ressaltou que é necessário que todos se comprometam com a execução do plano estratégico.

“O desafio que a Unimed Gov. Valadares tem agora é bem maior e mais complexo. Após a elaboração e atualização do planejamento, vem a parte de tornar realidade. Transformar ideias que foram sintetizadas e organizadas em prática. Vai requerer um esforço muito grande e comprometimento dos conselheiros, cooperados e colaboradores no êxito da implementação dos projetos idealizados. Assim, se faz necessária uma integração entre as unidades de negócio, áreas e setores. Que todos os envolvidos possam realizar suas ações vinculadas ao estabelecido no planejamento”, disse Dr. Paulo Fontes.

Os conselheiros Dr. Augusto Barbosa, Dr. Paulo Almeida, Dr. João Luís Andrade, Dr. Ramatis Castro, Dr. Carlos Eduardo Pimentel, Dr. Anderson Pereira dos Santos e Dr. Celso Resende fizeram considerações e elogios ao trabalho realizado. Parabenizaram a diretoria e executivos da Unimed Gov. Valadares pelo plano estratégico.

O planejamento estratégico foi aprovado por unanimidade, dando início às etapas de execução e acompanhamento. Os próximos passos serão: divulgação para toda a Cooperativa; desdobramento de indicadores e metas para unidades e setores; acompanhamento – cronograma de reunião estratégica (gestores e coordenadores), a chamada AGM – Reunião de Análise Gerencial Mensal.

O conselheiro de Administração. Dr. Célio Magalhães, aprovou a condução do evento. “O encontro é importante, pela interação e para sabermos das ações dos Conselhos. Dessa forma, trabalharemos em harmonia com a cooperativa. Também explanar através da diretoria executiva o trabalho que estão realizando”.

Participando da atualização, a gestora de Desenvolvimento Humano e Organizacional, Raquel Neves, explicou como foi participar do processo.

“O Planejamento foi um momento de convergência de ideias, de ajustes de rotas e de conscientização de novos desafios. Nesse trabalho coletivo, realizado de forma integrada, participativa e democrática, foi possível não só definir novos projetos, mas repensar o papel que a cooperativa pode desempenhar frente aos desafios que o futuro nos reserva. A sua construção propiciou identificar os desafios e possibilidades, de modo a nos orientar nos objetivos almejados pela Unimed Gov. Valadares até 2024, tendo como foco disponibilizar informações à diretoria e gestores para tomada de decisão. Agora o desafio é maior, pois precisamos executar o plano”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM