Transporte econômico: cresce procura por motos e peças de manutenção em Valadares

Na hora de sair para o trabalho ou demais afazeres do dia a dia, você prefere carro ou moto?

De acordo com o levantamento feito, no início deste ano, pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), a companheira de duas rodas tem ganhado cada dia mais o coração e bolso dos brasileiros. 

Isso porque, conforme os dados da pesquisa, neste primeiro bimestre de 2022, a procura por este meio de transporte cresceu em 14% no Brasil, comparada ao mesmo período do ano passado. De fato, tal preferência está nítida nas ruas de Valadares. Portanto basta um passeio pelas principais vias da cidade para vermos elas sempre ágeis, bonitas e modernas. 

Na concessionária do empresário Sérgio Machado, os motoqueiros podem encontrar desde veículos novos a usados. Aliás o empresário confirma um notório crescimento nas vendas em seu estabelecimento. 

Sérgio Machado notou alta procura por motos nos últimos meses. | FOTO: DRD

Aumento da demanda

De acordo com ele, a demanda aumentou em, pelo menos, 30%. Machado também acredita que este aumento está atrelado ao preço do combustível, além da economia na manutenção do veículo, já que o valor das peças para motos também é inferior se comparado ao preço de itens para carros.

“Esta demanda é devido ao alto valor do combustível, manutenção e valor de aquisição dos bens. No caso da motocicleta, é bem mais fácil de adquirir também. Com certeza, muitas pessoas vão deixar o carro em casa e vão procurar uma motocicleta, que é o meio de transporte mais barato hoje.”, explica o empresário. 

Ainda de acordo com Sérgio Machado, o mês de março foi o melhor em vendas até o momento, garantindo 35 novas motos para o trânsito de Valadares. Então com os lançamentos de modelos previstos para este ano, as expectativas do empresário só aumentam.

Modelo DK 150 é o mais procurado na loja, atualmente, por ser econômico. | FOTO: DRD

Empresário destaca formatos de pagamento

O empresário também destaca o papel importante da acessibilidade nos formatos de pagamento para o número crescente de vendas. De acordo com Machado, mais de 50% da população que pretende adquirir uma nova moto, opta pelo pagamento no crédito. “A opção que consideravelmente tem fluído melhor é o cartão de crédito”, comenta.

Quem já estava animado ao comprar sua moto, nesta manhã (5), é o bombeiro militar Carlos Dias. Ele conta que, além da praticidade e economia proporcionadas pelo veículo, pilotar é, para ele, um verdadeiro hobby.

Carlos Dias já teve diversas motos ao longo da vida. De acordo com o militar, é o seu meio de transporte favorito. | FOTO: DRD

“Vou comprar aqui uma CB 500. Isso aqui você gasta 50% a menos de combustível do que um carro comum. E Governador Valadares é uma cidade plana, tem uma acessibilidade mais rápida”, pontua o militar.

À espera de novos modelos

Além dos motoqueiros que já garantiram a sua compra, tem também os que estão no aguardo da chegada de novos modelos, já com lançamento previsto. Este é o caso do Sr. Omero Franco. O aposentado já teve aproximadamente 40 motos ao longo da vida e diz não ver a hora de poder adquirir a sua tão desejada TR 300, que deve chegar ao mercado nos próximos meses.

Omero Franco é aposentado, ama motos e aguarda a chegada de um novo modelo. | FOTO: DRD

“Para poder cair na estrada, né. A estrada que é gostosa de andar”, brinca o aposentado. No entanto ele também ressalta as vantagens de pilotar na cidade: “É mais arriscado, mas perigo você vê em qualquer coisa. Você tem mais facilidade na movimentação. Você não fica preso no trânsito, porque tem saída, você pode contornar e voltar, é mais fácil. Já o carro é muito maior”.

Mas já sobre economizar nos gastos com gasolina, o Sr. Omero Franco não perdeu a oportunidade de arrancar um sorriso da nossa equipe:

Peças para manutenção

Então diante do aumento na compra de motos, cresce também a procura pelas peças de manutenção. Em uma loja da rua 13 de Maio, as vendas aceleraram nos últimos meses, registrando um avanço de 40%. A gerente do estabelecimento da família, Lorraine Fernandes, afirma que a atenção com os estoques agora é redobrada.

“A gente sentiu um aumento na demanda. As pessoas estão procurando mais por serviços, peças, acessórios, teve também um aumento na prática dos esportes em duas rodas, então a gente teve que abrir a demanda para poder atender a todo o público”.

Lorraine Fernandes é gerente de uma loja de autopeças. Ela conta que foi necessário dobrar a quantidade de itens no estoque. | FOTO: DRD

Mas uma outra preocupação das lojas deste segmento é a qualidade e a diversificação dos itens: “Tivemos que comprar mais pneus, mais opções, mais marcas. Até porque o público também está cada vez mais exigente”, detalhou a gerente.

Confira as imagens feitas na manhã desta terça-feira (5), em Valadares, acerca da compra de motos e serviços de manutenção:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM