Taxa de ocupação de leitos UTI/COVID no SUS em Valadares está abaixo de 50%

A ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) com pacientes com Covid-19 vem diminuindo no município em Governador Valadares. De acordo com balanço da Prefeitura, a taxa de ocupação de leitos UTI SUS (Hospital Municipal/ Hospital Samaritano) caiu para 45% e nos hospitais particulares da cidade está em 38%.  Os números trazem alívio no combate à Covid 19, que já vitimou 1.290 pessoas na cidade. A Secretaria Municipal de Saúde sinaliza que a melhora nos indicadores está associada à vacinação, principal arma no combate à pandemia e responsável direta pela redução de casos e mortes causadas pela doença.

De acordo com o boletim epidemiológico da Prefeitura, o total de casos confirmados em Governador Valadares é de 29.967, sendo que 28.566 pessoas já foram curadas. O total de pacientes internados com a doença na cidade é de 38, incluindo 15 pessoas que estão na UTI.  A cidade registrou 254 casos suspeitos, incluindo 78 mortos e 40 internados. Desde o início do enfrentamento à pandemia, Valadares buscou recursos para abrir leitos de UTI/Covid no sistema público de saúde. Atualmente, são 58 leitos distribuídos no Hospital Municipal e no Hospital Bom Samaritano.

Boletim epidemiológico da Prefeitura

Números da vacinação

A vacinação contra a covid-19 se iniciou no dia 19 de janeiro em Governador Valadares. Seis meses após o início da imunização, o Município está aplicando a primeira dose em jovens a partir dos 21 anos. Na próxima segunda-feira (23), a imunização avança para jovens a partir de 20 anos, sem comorbidades. Segundo a Prefeitura, a vacinação será aberta às 8 horas nos pontos de imunização e seguirá conforme programação enquanto durar o estoque de doses. 

Até o momento, 161 mil pessoas receberam a primeira dose e, 66.481, a segunda dose. De acordo com a Prefeitura, o processo de imunização segue o cronograma de doses enviadas pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Os imunizantes aplicados até agora foram da AstraZeneca, CoronaVac, Pfizer/BioNTech e Janssen.

Importante ressaltar que as vacinas não impedem que a pessoa seja infectada pela doença, mas reduz as chances de agravamento do caso e de morte. 

Confira no gráfico abaixo os detalhes da vacinação no município.:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM