GOVERNADOR VALADARES – Premiada internacionalmente, a Ribeiro Fiorentini nasceu do sonho de Wagner Ribeiro e Izabela Fiorentini de honrar as raízes da pecuária leiteira. Atualmente, a queijaria, com sede em Valadares, é considerada pioneira na produção de queijos de leite cru na região do leste mineiro. E, mais uma vez, a empresa se consolida como referência no segmento ao se tornar cenário da produção do Super Queijo Supremo do Vale nesta quinta (14).
Com o propósito de valorizar os queijos artesanais de Minas Gerais, o Projeto Super Queijos foi criado para ser símbolo de união entre as comunidades queijeiras do estado, combinando tradição e inovação. A Ribeiro Fiorentini integrará a iniciativa produzindo um queijo de grande porte, com cerca de 40kg, utilizando aproximadamente 400 litros de leite. Além dos colaboradores da queijaria, especialistas e produtores locais se unirão na fabricação do Supremo, de forma a criar um sabor único que mescla as maravilhas do Vale do Rio Doce.
Para os fundadores da empresa, Wagner e Izabela, a participação no projeto é motivo de orgulho, pois simboliza o potencial gastronômico local. “Estamos felizes em participar da produção de um queijo com essa magnitude e representatividade para nossa região. O Super Queijo Supremo do Vale é uma expressão do potencial da nossa gastronomia e uma homenagem à tradição queijeira de Minas”, comemoraram.
Depois do processo de fabricação, haverá uma etapa de maturação natural para que o queijo desenvolva o seu sabor único — associado às particularidades da região onde foi elaborado (terroir). Somente em maio de 2025, o Super Queijo Supremo do Vale será oficialmente apresentado e oferecido para degustação durante o evento Made in Minas Gerais, que acontecerá na Praça da Savassi, em Belo Horizonte. Toda a arrecadação do evento será destinada a instituições beneficentes de Valadares, como parte de um gesto solidário e de compromisso com a comunidade local.
Além de garantir qualidade na sua produção queijeira, a Ribeiro Fiorentini tem atraído turistas gastronômicos e contribuído para elevar o nome do município, como destaca Betinna Tassis, diretora do Departamento de Turismo da Prefeitura Municipal. “Entre tantos títulos nacionais e internacionais, nosso queijo artesanal representa com muita qualidade a gastronomia da nossa cidade, divulgando nosso Destino Turístico Viva Valadares”, afirmou.
Conheça a Ribeiro Fiorentini
Durante a greve dos caminhoneiros de 2018, Izabela iniciou a produção de queijos artesanais, que evoluíram de frescos para maturados e mofados. Em 2019, a queijaria ganhou destaque nacional e internacional com queijos premiados e tornou-se pioneira na produção de queijos de leite cru na região. Em 2023, a empresa expandiu suas atividades em Governador Valadares, oferecendo um espaço gastronômico com cardápio exclusivo, adega de vinhos, empório de produtos artesanais e ambientes para eventos. Assista ao vídeo abaixo e conheça a história da queijaria!
Comments 1
Muito bacana!
Como todo bom mineiro sou um eterno enamorado de queijos.
Morei na Bahia um tempo e a minha maior saudade era a do nosso queijo mineiro.
Costumo dizer que ” mineiro sem queijo é igual namoro sem beijo”…..
Kkkkkk
Sou jornalista e irei criar uma ” Revista Gourmet” em Governador Valadares.
Será um prazer conhecer a casa de VCS!
Parabéns pelo Sucesso!
Luciano Amaral
Jornalista