[the_ad id="288653"]

Sem água, IFMG suspende aulas; Aegea diz que situação está sendo normalizada 

Por causa de falta de água, IFMG suspende aulas em Valadares; Aegea diz que situação já está sendo normalizada 
FOTO: IFMG-GV

GOVERNADOR VALADARES – No final da tarde dessa terça-feira (9), a Direção-Geral do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) Campus Governador Valadares comunicou a suspensão das aulas do período noturno na terça (9) e manteve a decisão para esta quarta-feira (10), para as aulas da manhã e tarde. O IFMG Campus Valadares possui cerca de mil alunos matriculados nos cursos técnicos, superiores e de pós-graduação.

De acordo com a instituição, a medida é necessária devido ao desabastecimento de água no Campus. Além disso, no comunicado, a Direção-Geral do instituto destacou que tem buscado contornar a situação que se estende há dias. Até terça-feira (9), à tarde, aliás, o expediente administrativo e as aulas ocorreram com o suporte de caminhões-pipa enviados pela empresa responsável (Aegea Saneamento), para abastecer os reservatórios.

Nesta quarta-feira (10), o DRD entrou em contato com o IFMG para atualizar a situação de momento. Até as 11h da manhã, contudo, o Campus ainda estava com dificuldades no abastecimento de água. 

“Neste momento, os reservatórios do IFMG-GV seguem sem água. A empresa não deu retorno sobre previsão de restabelecimento do serviço nem de abastecer nossos reservatórios com caminhões-pipa”, informou o IFMG por meio de nota. 

Atualização

Já na tarde desta quarta (10) a direção da instituição atualizou a situação e informou que as  aulas serão retomadas a partir do turno noturno na data de hoje. “A Direção-Geral do IFMG – Campus Governador Valadares informa que, mediante o recebimento de caminhões-pipa enviados pela empresa responsável (Águas de Valadares – Unidade da Aegea Saneamento) na tarde desta quarta-feira (10/04), as AULAS SERÃO RETOMADAS a partir do turno noturno do dia de hoje”, disse o comunicado. 

Mesmo com o retorno das aulas na parte da noite, o IFMG reforçou que o “fornecimento de água ainda não foi normalizado por completo. Todavia, com o reabastecimento dos reservatórios do Campus, bem como o agendamento de caminhões-pipa para o dia de amanhã (11), há plenas condições de as atividades letivas e administrativas serem retomadas”. 

O que diz a Aegea

O DRD também entrou em contato com a Aegea Águas de Valadares, concessionária responsável pelo serviço de abastecimento na cidade. Por meio de nota, a empresa informou “que após as intervenções de melhorias, o sistema de abastecimento de água retomou as atividades regulares nesta madrugada”. Segundo a Aegea, o atendimento aos bairros foi “quase que integralmente restabelecido, incluindo a região do Penha. A previsão, porém, é de que o abastecimento seja normalizado totalmente ao longo desta quarta-feira”.

A Águas de Valadares também destacou que tem dado prioridade para escolas, creches e hospitais com o serviço do caminhão-pipa. No caso específico do IFMG, a empresa ressalta que está em contato com o diretor do instituto e  que uma equipe está verificando por que a água não chegou lá ainda, além de enviar caminhão-pipa para abastecer o reservatório.

Manutenção na ETA afetou o abastecimento na cidade 

Na segunda-feira (8), a Aegea Águas de Valadares realizou intervenções para melhorias na Estação de Tratamento de Água (ETA) Central. A manutenção incluiu a limpeza de um tanque de decantação. O tanque é onde fica depositado o sedimento proveniente da água bruta e partículas sólidas que se aglutinam em flocos na etapa anterior do tratamento.

Manutenção na ETA afetou o abastecimento na cidade – FOTO: Divulgação / Aegea Águas Valadares

Por isso, durante as intervenções, houve o registro de desabastecimento na área central e bairros localizados após a ponte do São Raimundo, Santa Rita e Penha. A Águas de Valadares destacou, além disso, que o abastecimento em toda a cidade já está sendo normalizado. 

Portanto a orientação é de que os moradores façam o uso consciente da água e em caso de necessidade ligue 0800 3213001, que funciona por ligação e WhatsApp 24 horas por dia, 7 dias da semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM