‘Segue o fluxo’: Prefeitura de Capelinha doará absorventes para adolescentes e mulheres em situação de vulnerabilidade

“Você sabia que muitas meninas deixam de ir à escola no período menstrual, por constrangimento, ou por não poder comprar absorventes?”, indagou a Prefeitura de Capelinha ao anunciar uma parceria entre as secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação. O trabalho conjunto resultou na criação do programa Segue o Fluxo. O programa vai promover a doação de kits de higiene pessoal a famílias em situação de vulnerabilidade social.

De acordo com a Prefeitura, o propósito dessa iniciativa é ofertar, principalmente às adolescentes, itens como absorvente íntimo feminino, sabonete, creme dental, fio dental, escova de dente e papel higiênico.

Necessidade

“Essa situação foi detectada pela Secretaria de Educação nas pesquisas sobre evasão escolar. Já a Secretaria de Saúde identificou através dos agentes comunitários de saúde. E a Assistência Social, por meio do diagnóstico realizado pelo CRAS e pelos centros de convivência. Essa realidade atinge também mulheres adultas de famílias carentes. Muitas delas que trabalham como secretárias do lar ou babás perdem dia de serviço por não dispor de recurso financeiro para comprar absorvente ou outros itens de higiene pessoal”, destacou a administração municipal.

Lançamento do programa ‘Segue o Fluxo’

Além disso, a Prefeitura afirma que aproveitou a visibilidade da campanha Agosto Lilás – mês de prevenção e combate à violência contra a mulher – para lançar o programa Segue o Fluxo. E, assim, ajudar a empoderar adolescentes e mulheres. A secretária de Assistência Social do município, Helene Almeida, acredita que essa campanha evitará a repetição de situações desagradáveis no cotidiano de meninas e mulheres:

“Parece algo tão simples a aquisição de absorvente e outros itens de higiene pessoal, mas para quem não pode comprar é uma situação constrangedora, e que impede meninas e mulheres de levarem uma vida normal durante o período menstrual. Enquanto poder público, temos que quebrar esse tabu”, disse.

Constrangimento na escola

A secretária de Educação, Ana Paula Martins, também falou da importância de ações dessa natureza para o bem da educação:

“A escola é um local onde situações assim são muito corriqueiras. São casos e mais casos de garotas que se sentem incomodadas durante a aula, ou que passam o recreio dentro da sala por estarem menstruadas. E várias deixam de ir até mesmo em dias de prova. Por isso é tão importante essa ação da Prefeitura de Capelinha, para, de certa forma, empoderar meninas e mulheres durante um período tão natural, que é a menstruação”, afirmou.

Por fim, a secretária de Saúde, Érica Sousa Nogueira, complementou dizendo que já foi realizada a licitação para aquisição dos kits de higiene pessoal. Aliás a SMS de Capelinha já está providenciando a compra e afirma que muito em breve os itens chegarão a quem precisa.

“Vai funcionar assim: a Saúde, a Assistência Social e a Educação têm levantamentos sobre quais são as famílias que precisam desse tipo de apoio. Então deixaremos os kits nos postos de saúde. E tanto as adolescentes quanto as mulheres em situação de vulnerabilidade terão acesso a eles. Vamos acabar com esse constrangimento, com essa dificuldade. Vamos empoderar nossas meninas e nossas mulheres”, finalizou a secretária de Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM