Secretária municipal de Saúde comenta sobre os índices de vacinação contra a covid-19 em Valadares

53% da população está imunizada com as duas doses da vacina contra a covid-19 no município

Até o momento, a campanha de vacinação contra a covid-19 em Governador Valadares alcançou 74% da população total da cidade com a primeira dose e 54% com a segunda dose. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde de Valadares (SMS). O DRD conversou com Caroline Sangali, secretária municipal de Saúde, que alertou sobre a baixa procura do público jovem pela vacina e a flexibilização do uso de máscaras.

Covid-19: números de pessoas vacinadas em Valadares

Dados do boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde do dia 19 de novembro dão conta de que 201.557 habitantes tomaram a primeira injeção contra a covid. Desse total, 157.539 pessoas completaram o esquema vacinal com duas doses, incluindo aqueles que receberam a imunização administrada em dose única. Além disso, já foram aplicadas também 16.093 doses de reforço pertencentes aos grupos prioritários para essa aplicação. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE), Governador Valadares tem população estimada de 282.164 pessoas.

No último sábado (20) a Prefeitura de Governador Valadares começou a aplicar a dose de reforço da vacina contra a covid-19 em pessoas acima de 18 anos. A vacinação não contempla as pessoas que tomaram a dose única da Janssen. O município aguarda um posicionamento do Ministério da Saúde.

Para a secretária municipal de Saúde (SMS), Caroline Sangali, os números da vacinação ainda estão abaixo do planejado. “Estamos aí em torno de 74% da população que recebeu a primeira dose. Esse índice ainda é abaixo do que a gente esperava. Tem muitas pessoas que ainda não foram às unidades de saúde à procura da primeira dose, principalmente o público jovem. Sobre a segunda dose, ou dose única, chegamos a 53% da população imunizada nesta semana. Além disso, as doses de reforço já alcançaram 11% da população. A gente orienta a população a estar sempre olhando o cartão de vacina, para não perder tempo”, disse.

Caroline Sangali, secretária de Saúde de Governador Valadares

Sangali disse estar preocupada com a baixa procura pela vacina contra a covid-19 entre os jovens com menos de 30 anos. “A gente percebe que o público jovem ainda tem bastante resistência à vacina na cidade. Isso me preocupa, porque é o público que mais sai de casa para festas e bares. É muito importante esterem imunizados para voltar à vida normal”, disse.

Intervalo de aplicação da 2ª dose da Pfizer agora é de 21 dias

Começou a valer no último sábado (20) a mudança que altera o intervalo de aplicação entre a primeira e a segunda dose da vacina da Pfizer para 21 dias. A determinação foi publicada pelo Governo do Estado no Diário Oficial. “Participamos dessa deliberação do Estado na última semana. Quem estiver nessa situação deve procurar uma das unidades, que seguem vacinando contra a covid-19. Ressaltamos que a imunização completa reduz os números de internações por covid na cidade. A maior parte das internações na cidade é de pessoas com o esquema vacinal incompleto. Ou seja, não receberam as duas doses. Mas há casos de pessoas que também foram internadas com a imunização completa. Porém, essa porcentagem é bem menor” , afirma.

Flexibilização do uso da máscara

O uso de máscara já é facultativo em locais abertos em Ipatinga, no Vale do Aço, e em Patos de Minas, no Alto Paranaíba. As liberações foram tomadas via decreto municipal pelas próprias prefeituras. Em Ipatinga, o decreto foi publicado no dia 16 de novembro. Conforme o Município, o uso de máscara continua obrigatório no transporte público coletivo, transporte de passageiros por aplicativo ou táxi, além de estabelecimentos comerciais, indústrias, entre outros. A cidade já alcançou a marca de 70% da população vacinada com duas doses.

Vale lembrar que as cidades têm autonomia, concedida pelo Superior Tribunal Federal (STF), para decidir sobre medidas de enfrentamento à pandemia. Em Governador Valadares o uso de máscara ainda é obrigatário.

“Muito em breve estaremos caminhado para isso ocorrer no nosso município também. Mas ainda não estamos prontos para flexibilizar o uso de máscaras, até porque queremos aumentar o número de pessoas imunizadas e a aplicação de doses de reforço. Precisamos que todos procurem a vacina para em breve só deixar o uso obrigatório em ambientes fechados. O mais importante é a colaboração da população”.

Caroline Sangali, secretária municipal de Saúde

Com a melhora estrutural no cenário pandêmico em Governador Valadares e cidades vizinhas, a secretária revelou que a SMS planeja desmobilizar leitos de UTI/COVID no SUS. No entanto, o planejamento precisa ser feito com cautela, para o cenário não piorar novamente. “Temos 30 leitos no Hospital Municipal e 18 no Hospital Bom Samaritano. Infelizmente, as doenças infectocontagiosas não vão deixar de existir. Não podemos perder esses leitos de covid por causa disso. Estamos em estudo junto ao Governo do Estado para que não deixe nenhum paciente ficar sem leito de UTI, seja por covid-19 ou por outra complicação”, disse.

Por fim, Sangali ressaltou a importância de a população procurar se informar e não cair em conteúdos falsos, com o objetivo de confundir e enganar sobre a eficácia das vacinas contra a covid-19.  “Vacinas salvam vidas e ajudam a melhorar cada vez mais o cenário epidemiológico da cidade. Não acredite em fake news sendo espalhadas sobre as vacinas. Os dados estão aí para todos verem que os números de internações e mortes estão caindo”, ressaltou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM