Saiba quais são as expectativas de vendas para o Dia das Mães

Empresários mineiros estão com altas expectativas para as vendas neste ano

O Dia das Mães, uma das datas mais importantes para o comércio, será comemorado no dia 8 de maio neste ano. De acordo com Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG), os empresários mineiros estão com altas expectativas para as vendas. No ano passado, a data movimentou cerca de R$1 bilhão de reais em Minas Gerais.

Segundo o levantamento “Expectativas do Comércio Varejista – Dia das Mães 2022”, a data deve afetar 61,3% das empresas do setor. Entre os impactados, 85,9% dos empresários acreditam que as vendas neste ano serão melhores que no ano passado. Os principais motivos apontados são o abrandamento da pandemia e o valor afetivo da data.

“A pesquisa demonstra a importância da data para o comércio. Tudo indica que neste ano as vendas serão ainda maiores. Os setores que são mais impactados com o Dia das Mães são: papelaria/livros, seguido de vestuário e calçados, e depois móveis e eletrônicos”, disse Gabriela Martins, economista da Fecomércio-MG.

Igor Leandro é gerente da loja Iara Flores há três anos e meio. Segundo ele, a pandemia afetou muito a loja, já que o comércio de plantas tem como público alvo a população idosa. Contudo, com a flexibilização da pandemia, a expectativa é que as vendas em 2022 sejam 40% maiores que em 2021.

“Estamos fazendo um investimento bacana, procurando plantas diversificadas para as pessoas presentearem. A procura nesses primeiros meses de 2022 já foi bem melhor, porque nosso público é idoso; então, eles ficavam receosos de sair de casa”, disse.

Presentes

As plantas são uma alternativa para um presente diferente do habitual, que são calçados e roupas. ”As flores que mais saem no Dia das Mães são orquídeas, calandiva, begônias, antúrio e buquês de flores”, afirmou Igor.

Clarissa Ribeiro é artesã e confecciona obras personalizadas. Segundo ela, o Dia das Mães é uma ótima data para o comércio de artesanato. “É uma época muito boa de vendas para o mercado em que eu trabalho, porque são coisas voltadas para o feminino, com enfeite e delicadeza”, disse.

Assim como o gerente da Floricultura, Clarissa está com grandes expectativas para as vendas neste ano. “A expectativa é alta, porque é uma data em que se presenteia muito, e sempre queremos agradar as mães. Ano passado me surpreendeu muito, pois, mesmo com a pandemia, foi muito bom para o artesanato. Acho que as pessoas tinham mais tempo para olhar o que poderia enfeitar a casa”, explicou.

Segundo Clarissa, as peças que mais saem no Dia das Mães são bolsas e caixas personalizadas. “Sai muita coisa de casa também, mas muitas mães falam que a data é para dar coisas pessoais e não para a casa, por isso temos muitas opções”, disse.

A artesã trabalha somente pelo Instagram e com encomendas personalizadas. A floricultura também está vendendo pela internet. Os produtos podem ser visualizados em: @mocaprendada.oficial e @iarafloreseplantas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM