[the_ad id="288653"]

Relatos da vida: jornalista Zana Ferreira apresenta suas obras

Zana Ferreira é autora de livro que conta relatos do autêntico carnaval de Valadares. Ela também é coautora de outra obra divertida que narra os desafios de ser solteira após os 30

Ana Luiza Ferreira Coelho, mais conhecida como Zana Ferreira, é jornalista, escritora e mestre em História Social pela Universidade Estadual de Montes Claros. Zana é mais uma valadarense apaixonada por literatura e tudo que a comunicação pode proporcionar.

Em 2018 ela publicou o primeiro livro, “Lantejoulas ao Vento: Auge e decadência do carnaval de Governador Valadares”. Unindo pesquisas e diversas entrevistas, Zana retratou o famoso carnaval da cidade e as transformações que a festa sofreu. “O livro-reportagem é fruto de pesquisas durante a graduação e mestrado. Reescrevi o livro para ter uma linguagem leve e acessível, para que quem viveu o antigo carnaval, que acabou no fim da década de 80, pudesse relembrar, mas também para que quem não viveu pudesse conhecer”, afirma.

Segundo a escritora, muitos entrevistados afirmaram que o carnaval de Valadares era o maior do interior de Minas, tendo sua última edição em 1998. Em agosto de 2019 Zana publicou o segundo livro: “Solteiras aos 30”. A obra ficcional foi escrita com duas amigas, Ana Paula Cândido e Lígia Dantas. As escritoras decidiram fazer o livro após diversas confissões de como a sociedade pressiona a mulher solteira após os 30 anos.

Em 2018 ela publicou o livro “Lantejoulas ao Vento” e, em 2019, o livro “Solteiras aos 30”.

“O segundo livro foi uma proposta completamente diferente. Nós aprofundamos a amizade durante um evento de autores independentes de Valadares e decidimos escrever o livro. Começamos pegando histórias nossas, mas transformando em ficção, com outros personagens e desfechos. São três personagens principais, inspirados em nós mesmas. É uma pegada bem divertida, mas também discutindo a pressão que existe na sociedade em cima de mulheres solteiras aos 30”, explica.

De acordo com Zana, a literatura sempre foi muito importante em sua vida. Desde criança ela tem o costume de ler muito, o que influenciou na escrita e imaginação. Atualmente, a literatura é uma fonte de escape, principalmente com a correria proporcionada pelo jornalismo. “Resgatei esse lado de escritora quando já estava formada. Foi muito importante resgatar algo que tinha em mim na adolescência e estava meio adormecido pela rotina do jornalismo, que implica muita velocidade e perde o ‘lirismo’”, afirma.

Para conhecer ou adquirir as obras da Zana, basta entrar em contato com a escritora pelo número: (33) 99127-4787.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM