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Relação ao saber: Professora e mestras da Univale publicam capítulo em livro sul-americano

FOTO: Divulgação

O livro “Investigações sobre a noção de relação ao saber na América do Sul” reunindo pesquisadores sul americanos.

Publicado neste mês de junho, o livro “Investigações sobre a noção de relação ao saber na América do Sul” conta um capítulo chamado “Relação com o Saber e Território – Exercícios Interdisciplinares”, escrito pela pedagoga Andrea Cecília e pelas professoras Maria Celeste Reis e Wildma Mesquita, do Mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT) da Univale. A obra busca investigar a utilização da noção de relação ao saber, celebrando 60 anos desde a primeira utilização do sintagma “rapport au savoir” na literatura científica francesa. Ela constitui um panorama geral da difusão desse conceito na América do Sul, reunindo pesquisadores sul americanos e sendo escrita em português e espanhol.

Ao todo, são 16 capítulos publicados no livro, que aborda noção, ideia e paradigmas do sintagma apresentado. Os pesquisadores propuseram encontrar diálogos em diferentes problemáticas de estudo, construindo cenários de múltiplos pontos de vista. Wildma Mesquita, professora e coordenadora do curso de Pedagogia, explica que os termos utilizados da língua francesa dizem respeito ao sintagma “relação ao conhecimento”, da língua portuguesa: uma relação com relação ao saber. “No Mestrado GIT, além de utilizarmos o referencial teórico do território, nós o utilizamos de acordo com a metodologia que a pesquisa requer. No caso do trabalho com a Andrea, sob a orientação da professora Maria Celeste, utilizamos o aporte teórico da relação com o saber”.

O professor francês Bernard Charlot, da Universidade Federal de Sergipe, reside no Brasil há mais de 20 anos e é um autor muito utilizado no campo da sociologia para estudos na área da educação e que aborda a proposta do livro em diversos trabalhos. Maria Celeste foi sua orientanda de pós-doutorado e reforça a importância que tais produções exercem. “A produção de pesquisadores(as) que integram a Rede de Pesquisas sobre Relação com o saber, demarca o modo como dissertações produzidas por mestres do GIT operam de modo interdisciplinar com a teoria da relação com o saber e território como categoria teórica”, explica.

O livro está disponibilizado no site da Editora CRV e pode ser acessado clicando no link.

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