Regional de Saúde realiza 2ª Reunião do Comitê Macro Leste Covid-19 em Valadares

A Regional de Saúde de Governador Valadares promoveu na última quarta-feira (22) a 2ª Reunião ordinária do Comitê Macrorregional Covid-19 da Macro Leste, com representantes de instituições multissetoriais e multidisciplinares da região, e, na parte da tarde, promoveu um encontro com gestores e diretores dos hospitais de referência dos municípios, para tratar do Plano de Contingência da Atenção Hospitalar no enfrentamento do novo coronavírus.

O segundo encontro presencial teve a participação de representantes das áreas temáticas da Regional, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS) Regional, 5º Comando Operacional de Bombeiros, 6º Batalhão de Bombeiros Militar, da 8ª. Região Militar, Polícia Civil e convidados, como a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF – Campus Governador Valadares) e Universidade Vale do Rio Doce (Univale), Ministério Público, técnicos da Secretaria Municipal de Saúde de Valadares e de gestores dos municípios-polo das Microrregiões de Saúde.

O comitê, com esses diversos atores, tem o objetivo de contribuir com informações e diagnósticos para subsidiar a análise da situação macrorregional e o processo de decisões do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes-Minas – Covid-19), bem como adotar e fixar medidas e respostas específicas necessárias à prevenção, controle do contágio e tratamento das pessoas afetadas.

Na primeira parte, a referência técnica do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvige) da Regional de Governador Valadares, Alice Matos, apresentou atualização do Boletim Epidemiológico Macrorregião Leste e também a Nota Técnica Coes Minas Covid-19, de 20 de abril, que trata de orientação sobre a distribuição de testes rápidos e recomendação dos grupos prioritários para realização dos testes.

Em seguida, as instituições universitárias UFJF – Campus GV e Univale apresentaram suas propostas quanto às ações da Comunidade Acadêmica para o enfrentamento da Covid-19.

Em outro momento, a Polícia Militar e os Bombeiros discorreram também sobre suas propostas, sendo que esta última corporação salientou que irá promover a limpeza e desinfecção de espaços públicos em Governador Valadares.

“Nesta segunda reunião, além do cenário epidemiológico e alguns regramentos do Plano de Contingência Macrorregional, procuramos analisar e discutir o que cada instituição está fazendo dentro do contexto da pandemia do coronavírus e propomos que ações tenham um impacto não só local, mas regional. No caso dos Bombeiros, por exemplo, sugerimos que a ação de limpeza e desinfecção de áreas públicas seja estendida a toda região Macro Leste por meio de um treinamento de técnicos municipais”, destacou o superintendente regional de Saúde de Governador Valadares e coordenador da Sala de Situação, Rômulo Batista Gusmão.

Já o chefe do Estado Maior da 8ª Região da Polícia Militar em Governador Valadares, tenente coronel Ryan Gomes Figueiredo, avaliou a reunião do Comitê como proveitosa e participativa. “Tudo que é feito em equipe, de maneira compartilhada e integrada, debatendo e conversando sobre as melhores soluções de enfrentamento da pandemia, como ocorreu nesta reunião, resultará nos melhores resultados possíveis, beneficiando a saúde da população”, frisou.

Plano de Contingência Hospitalar

Na parte da tarde ainda de quarta-feira, gestores e diretores de hospitais da Região de Saúde de Governador Valadares participaram com técnicos da Regional, de reunião sobre o Plano de Contingência Hospitalar.

Já na manhã de quinta-feira (23), houve discussão com representantes das microrregiões Bipolar Santa Maria do Suaçuí/São João Evangelista e, à tarde, com as equipes de Mantena e Resplendor.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde (NRAS) da Regional, Carol Laviola, “a reunião teve objetivo de discutir o plano, definindo o fluxo de atendimento, numa articulação entre os gestores municipais e prestadores dos serviços hospitalares”, disse.

O secretário municipal de Saúde de Peçanha, Carlos Antônio Passos, enfatizou o papel de cada instituição hospitalar. “Ficou determinado que o Hospital de São João Evangelista será o estabelecimento de referência para os casos de Covid-19 e os de Peçanha e Santa Maria do Suaçuí para outros casos clínicos”, informou.

Foto: reunião covid gv

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM