Receita Federal de Valadares alerta população para tentativa de fraude via correspondência

Delegado da Receita Federal, Wellington Oliveira Soares pede para a população ter cuidado com falsa intimação enviada via Correios

A Receita Federal está alertando a população para um tipo de golpe que está sendo aplicado em algumas cidades mineiras. Ele ocorre por meio de correspondências deixadas nas caixas de correspondência. De acordo com a Receita, os falsários se passam por servidores com o intuito de tentar extrair dados fiscais e bancários dos contribuintes.

Segundo o delegado da Receita Federal em Governador Valadares, Wellington Oliveira Soares, a exemplo de golpes por e-mail ou WhasApp, as cartas se intitulam “Intimação para regularização de dados cadastrais”. As correspondências são identificadas com o logotipo e até com timbres oficiais da Receita Federal e encaminham o destinatário para um endereço eletrônico que não pertence ao órgão.

“Os falsários a cada ano que passa vão procurando novos mecanismos para enganar as pessoas. Eles [falsários] se aproveitam de momentos. Nós estamos, por exemplo, em época em que a Receita abre período de consulta a restituição do Imposto de Renda que já saiu. Recentemente foi aberta a consulta do penúltimo lote do exercício de 2021. O crédito bancário para 3.819.743 contribuintes será realizado agora no dia 31 de agosto. Então, esses fraudadores encaminham documentos por e-mail ou por carta, tentando extrair informações dos contribuintes, que, se não tiverem cuidado, podem cair no golpe”, explicou o delegado.

Exemplo de uma carta falsa intitulada Intimação para regularização de dados cadastrais

Soares orientou os contribuintes a confiarem somente no site oficial da Receita. “Fique em alerta, pois esse tipo de golpe sempre tem algo incomum, como pedido de informações como conta bancária, pedindo para acessar outro site que não tem nada a ver com o site da Receita. Nossa orientação básica é o contribuinte fazer consultas somente no site oficial da Receita https://www.gov.br/receitafederal/pt-br. Quando você receber uma carta pelos Correios, desconfie, confira tudo antes. Se precisar, pode ir pessoalmente à Receita Federal. Os contribuintes que precisarem fazer alterações, regularizações e consultas cadastrais devem ir somente ao site da Receita. O serviço está disponível na aba: Centro Virtual de Atendimento – e-CAC, apenas para o próprio contribuinte ou seus procuradores legalmente constituídos. Para utilizar o e-CAC é necessário gerar um código de acesso ou possuir um certificado digital.”

“Ainda não tivemos denúncias desse tipo de golpe em Valadares. Mas é bom deixar o sinal de alerta ligado, pois já recebi informações de colegas de outras unidades em que já ocorreram esses golpes”

Delegado da Receita Federal em Governador Valadares, Wellington Oliveira Soares

Os golpes em aplicativos ou entregas de correspondências aumentaram muito durante a pandemia. Os mais comuns estão relacionados a compras de eletrônicos, passagens aéreas, transações bancárias e serviços. “Recentemente li uma pesquisa que aponta que os fraudadores esperam que 5% das pessoas tenham caído em algum tipo de golpe. Ou seja, eles praticam isso em massa na tentativa de enganar pelo menos uma pessoa, ou muitas pessoas. Isso para eles já é significativo, pois diariamente vemos casos de golpes em que pessoas depositam quantias enormes nas contas desses criminosos”, alertou Wellington.

Delegado da Receita Federal, Wellington Oliveira Soares pede para a população ter cuidado com falsa intimação enviada via Correios – Foto: Eduardo Lima

Veja como não cair no golpe

  • Não abrir arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário.
  • Não digitar ou acionar os links para endereços da internet, ou mensagens como “Clique aqui”, pois não se referem à Receita Federal.
  • Excluir imediatamente a mensagem.

Como consultar a restituição do IR

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM