Projeto de inovação do IFMG entrega primeiro lote de protetores faciais ao sistema de saúde do município

Com uso da impressora 3D do Campus, professores e alunos confeccionaram 65 máscaras do tipo face shields

Parte do primeiro lote de protetores faciais produzidos pelo Centro de Robótica, Inovação e Empreendedorismo (CRIE), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) – Campus Governador Valadares, será doado ao Hospital Municipal nesta sexta-feira (10/04), às 16h. Ao todo, serão repassadas à unidade 20 máscaras, quantitativo solicitado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Os equipamentos de proteção individual (EPI’s) serão utilizados pelos profissionais de saúde que atuam na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal.

A ação do IFMG conta com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento (SMDE) e busca minimizar o problema da escassez desses EPI’s no mercado para reforçar a proteção dos profissionais que atuam diretamente no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

Inovação a serviço da saúde

As hastes das partes superior e inferior da máscara foram feitas na impressora 3D do CRIE; já o visor de acetato foi preparado em máquina de corte a laser, por meio de uma parceria com a Gráfica Plus. De acordo a professora Tatielle Longhini, do curso de Engenharia de Produção do IFMG-GV, o equipamento atende todas as recomendações prescritas na Resolução nº 356, emitida pela Anvisa, para assistência à Covid-19.

Na próxima segunda-feira, será feita a entrega de outros 45 protetores faciais ao Hospital Unimed, que também tem enfrentado dificuldades para adquirir esses equipamentos para seus profissionais. “Temos recebido muitos pedidos de doação de protetores faciais por parte de diversas entidades do sistema de saúde, até mesmo de fora da cidade. O IFMG-GV vai seguir trabalhando diariamente para ampliar a escala de produção desses EPI’s de forma a beneficiar o maior número possível de profissionais de saúde. Evitar a propagação da pandemia é uma causa a ser abraçada por toda a sociedade. Acreditamos que cada um pode contribuir em alguma medida com atitudes solidárias”, ressalta professora Tatielle.

Além da docente, participam da ação a coordenadora de Pesquisa e Inovação do Campus, professora Déborah Praxedes, e de forma voluntária os graduandos Nickolas Ferreira e Randolfo Monteiro. A ação integra iniciativa da Pró-reitoria de Pesquisa do IFMG juntamente com outros 11 campi do Instituto que possuem impressora 3D.

Para os próximos dias, a equipe do CRIE produzirá mais um lote de 200 máscaras face shields, que serão destinadas ao Hospital Unimed e à Associação Médica de Governador Valadares, parceiros do Instituto nesse projeto com doação de insumos para a impressão dos equipamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM