Programa Municipal de Fortalecimento das Agroindústrias é apresentado em Valadares

Curso ATeG foi apresentado pelo SENAR e SEMA aos produtores e microempreendedores do setor

A segunda-feira (30) foi marcada pela apresentação do Curso ATeG de Agroindústria dos Derivados do leite e dos Embutidos aos produtores rurais e microempreendedores com atividade das Agroindústria dos Produtos de Origem Animal de Governador Valadares. O curso foi uma parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SEMA) com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/FAEMG Federação Agricultura Estado MG), por meio do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).

O Curso ATeG é destinado aos produtores que estão em plena atividade, disponibilizando a assistência técnica com gerenciamento de toda unidade da agroindústria. Na ocasião foram apresentadas as equipes da SEMA e do ATeG que darão assistência aos produtores. Criado em 2013, o programa leva aos produtores rurais assistência em gestão da propriedade e técnicas de produção e tem a duração de dois anos.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura, e Abastecimento, Ivan Fialho, destacou que a sustentabilidade vai além das ações e da preocupação com meio ambiente. “É também primordial promover a inclusão social com geração de renda. Nessa ação, estaremos levando o conhecimento, qualificando o setor, considerando a importância socioeconômica e cultural dos produtos como queijos, requeijão, embutidos (linguiças e outros), e através da política pública das agroindústrias fortalecendo toda cadeia produtiva, agregando valor à produção e garantindo a segurança alimentar aos consumidores. Muitos destes produtos também são comercializados nas feiras livres e na feira da Agricultura Familiar”, afirmou o secretário Ivan Fialho.

O gerente regional do SENAR em Governador Valadares, Luiz Ronilson Araújo Paiva, informou que a assistência técnica vai começar dia 20 de setembro deste ano. “O primeiro passo de fato foi realizar a mobilização, a seleção deste grupo de produtores, e apresentar para vocês o programa. A partir do dia 20 de setembro, iniciaremos os trabalhos, sendo que a cada mês as veterinárias do SENAR estarão presentes nas propriedades rurais e ou nas unidades das agroindústrias, para aplicação do curso ATeG. Todos os participantes receberão orientações sobre a produção, segurança alimentar e das documentações necessárias para a regularização junto aos órgãos de fiscalização e controle dos produtos de origem animal. Nosso objetivo é que ao final de dois anos todos estejam com a produção regularizada, com ainda mais qualidade para que tenham uma margem de lucro satisfatória usando os recursos que eles dispõem”.

A coordenadora do ATeG Agroindústrias de BH, Paula Lobato, explicou que além da assistência técnica os produtores também receberão orientação sobre a parte gerencial. “A agroindústria é uma indústria como qualquer outra. Vamos trabalhar entre outros aspectos a gestão de pessoas, gestão de negócios, precificação, atualização quanto às normas, além de ajudá-los a reduzir custos, melhorar a lucratividade, sem perder a qualidade do produto”, enfatizou.

O produtor de avicultura em Xonin de Baixo, Lucas da Silva, gostou da proposta do curso. “Achei ótimo a proposta principalmente porque vão nos orientar e ajudar a ter a produção com qualidade, e regularizada junto aos órgãos de fiscalização. A pior coisa é andar ilegal e ficar com medo de ter a produção apreendida pela fiscalização”.

O casal de produtores rurais de Derribadinha, Ricardo Carvalho Rangel e Aparecida de Cássia R. Rangel, relataram que já fizeram anteriormente cursos do SENAR e estão empolgados para fazer o curso ATeG de Agroindústria de Produção de Leite e Derivados. “Os cursos do SENAR só agregam valor. Fizemos curso básico para produção de queijo e de queijos especiais e recebemos assistência deles na criação do gado. Sentimos uma melhora em tudo. Vamos fazer agora o de Leite e Derivados e nossa vontade é de fazer todos”, contaram.

Em meados deste mês, a ATeG apresentou a capacitação em agroindústrias para a equipe da SEMA. A SEMA entregou um formulário para que os produtores preenchessem e com base nas informações serão selecionados 20 produtores com o melhor perfil para serem atendidos pelo SENAR. A parceria entre Prefeitura e SENAR foi firmada em junho deste ano em uma reunião que contou com a presença do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais Afonso Bretas, do Prefeito André Merlo e do seu vice David Barroso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM