Presidente sanciona LDO com emenda de Hercílio para duplicação de trecho da BR-259/MG em Valadares

Nessa segunda-feira, 23, o presidente Bolsonaro sancionou a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), com uma emenda de autoria do deputado federal Hercílio Coelho Diniz (MDB/MG) que prevê a duplicação da BR-259/MG, em Governador Valadares. A emenda do parlamentar dispõe sobre a duplicação no trecho anel rodoviário de Governador Valadares, que faz ligação entre a movimentada BR-116 e a BR-381. A distância que deverá ser duplicada passa pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) e dá acesso ao novo Hospital Regional, que atenderá mais de 80 municípios da região.

Segundo o deputado federal Hercílio Coelho Diniz (MDB/MG), a duplicação se tornou ainda mais urgente em virtude do novo hospital regional. “A pavimentação duplicada da via é urgente, considerando a retomada das obras do Hospital Regional de Governador Valadares, que beneficiará uma população de 1,5 milhão de pessoas da nossa região. O trecho da BR-259 é o acesso principal ao hospital e, por apresentar um tráfego cada vez mais crescente, é fundamental que a população tenha condições mais seguras de trafegabilidade”, disse.

Segundo um estudo de tráfego em análise no DNIT, atualmente o trecho próximo ao bairro Cidade Nova já observa um volume de aproximadamente 10 mil veículos por dia. Com a expansão urbana prevista para os próximos anos, contando com os loteamentos em obras, por exemplo, o estudo indicou que esse volume irá dobrar durante a vida útil do projeto (estimado em 10 anos, a partir do início de sua operação), podendo alcançar 20 mil veículos por dia, até 2033.

A Lei sancionada pelo presidente não garante, no entanto, a execução da obra, mas é um grande passo. A Lei de Diretrizes Orçamentárias, como o próprio nome sugere, determina as principais metas do Governo Federal para o ano seguinte. Para que sejam cumpridas, as emendas da LDO precisam também ser incluídas na Lei Orçamentária Anual (LOA) que prevê o orçamento anual para a execução das metas. A previsão é que LOA comece a ser analisada pelo Congresso Nacional a partir de outubro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM