GOVERNADOR VALADARES – A Prefeitura de Governador Valadares anunciou nesta quarta-feira (28) o avanço das obras de revitalização das praças da cidade, com a Praça Albânia, no bairro Grã-Duquesa, entrando na fase final e a Praça Carlota Kemper, no bairro São Pedro, recebendo as primeiras intervenções. O projeto faz parte de um programa da atual gestão que prevê a transformação de 36 espaços públicos em ambientes mais seguros, acessíveis e acolhedores para os moradores.
As melhorias contemplam calçamento novo, paisagismo, iluminação, lixeiras, bancos e a instalação de parquinhos infantis – um dos elementos mais aguardados pelas famílias. Segundo a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU), máquinas e equipes já estão em ação na Praça Carlota Kemper para a remoção do calçamento antigo e início da nova infraestrutura.
“Estamos atuando em diferentes frentes de trabalho, resgatando a autoestima dos valadarenses e devolvendo à população o prazer no convívio social por meio de espaços públicos bem cuidados”, afirmou o secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos, Robert Nogueira no dia 24 de abril. “Nosso objetivo é revitalizar 36 praças da cidade, que também serão beneficiadas com a instalação dos tão aguardados parquinhos infantis. O cuidado com a nossa cidade também passa pelas áreas verdes e espaços de convivência.”
Primeira fase: 15 praças em revitalização
O projeto teve início no dia 24 de abril com a revitalização da Praça Albânia, localizada entre as ruas Albânia, Hamburgo e Avenida Luxemburgo, no Grã-Duquesa. O espaço já teve todo o piso removido, e em breve os moradores poderão desfrutar de uma nova praça, com mais conforto e estrutura para o lazer.
Nesta primeira etapa, outras 14 praças também foram incluídas no cronograma:
- Praça Carlota Kemper (São Pedro)
- Praça da Caixa D’Água (Altinópolis)
- Praça Itacolomi (Ilha dos Araújos)
- Praça José Maria (Santa Rita)
- Praça Cabo Frio (Vila do Sol)
- Praça da Rua José Hatem (Conjunto Sir)
- Praça das Nações (Grã-Duquesa)
- Praça Joaquim Machado de Assis (Jardim do Trevo)
- Praça Arnaldo Nick (Esperança)
- Praça Aristides Pauline (São Raimundo)
- Praça Afonso Nazir Ribeiro Rachid (Vale Verde)
- Praça do Atalaia (entre ruas 26 e 27, no Atalaia)
- Praça Cícero Siqueira / Coopevale (bairro São Paulo)
- Praça Castanheiras (bairro Castanheiras)
Obras em ritmo escalonado
Para garantir a continuidade das intervenções e ampliar o alcance do programa, a Prefeitura optou por um modelo de execução escalonada. Assim que as obras forem finalizadas em uma praça, as equipes serão direcionadas para as próximas localidades. A estratégia visa manter várias frentes de trabalho ativas ao mesmo tempo, otimizando recursos e acelerando o cronograma de entregas.
A expectativa da gestão municipal é de que os investimentos em infraestrutura urbana não apenas melhorem a estética dos bairros, mas fortaleçam o papel das praças como espaços de convivência comunitária, lazer e promoção da saúde.
Com a iniciativa, Governador Valadares avança no compromisso de tornar a cidade mais acolhedora e funcional, transformando locais antes esquecidos em verdadeiros pontos de encontro para todas as idades.
Comments 1
Ja que foi implementado um Programa de Revitalização de Praças, julgo oportuno seja incluida nele a Praça da Estação Ferroviaria, uma das portas de entrada de Governador Valadares, com especial dedicação à esquecida “Maria Fumaça”, que está carecendo de nova pintura, cerca ao seu redor para evitar seja invadida por vandalos, alem de cobertura para resguardá-la principalmente de chuvas. Trata-se de patrimonio historico de nossa cidade devendo, pois, merecer a devida atenção da Administração Municipal.