Prefeitura de Inhapim promove curso de prevenção e tratamento de feridas complexas

A Prefeitura de Inhapim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está ofertando aos técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos o curso de prevenção e tratamento de feridas complexas na atenção primária com o mestre em enfermagem e conceituado palestrante Wendel Teixeira. O curso ocorrerá nos dias 13 e 20 de setembro, das 7h30 às 17h, na sala de reuniões do setor de epidemiologia do município.

Segundo a secretária de Saúde, Ana Elza Silva Araújo, o objetivo é que as equipes de saúde tenham melhor conhecimento sobre o assunto, fazendo com que as pessoas com feridas crônicas ou de difícil cicatrização fiquem livres de dor e de desconforto: “Ao longo dos últimos 20 anos houve um incremento nos avanços científicos na área da avaliação e tratamento das feridas. Contudo, as ilações dos estudos realizados em feridas agudas foram durante muito tempo extrapoladas para as feridas complexas. Atualmente tem havido uma aposta nos conhecimentos da biologia das feridas complexas, na sua avaliação criteriosa, nas orientações de prevenção e de tratamento baseadas em Guidelines Internacionais, e na criação e aplicação das medidas terapêuticas mais adequadas”.

Curso de feridas complexas/ Crédito: Prefeitura de Inhapim

Além disso, de acordo com o enfermeiro e vice-prefeito, Sandro da Saúde, feridas complexas são aquelas feridas agudas ou crônicas que não cicatrizam em tempo normal; em geral, são consideradas até oito semanas. “A administração municipal está constantemente promovendo cursos de reciclagem e de atualização para os nossos profissionais de saúde, e, desta vez, nosso objetivo é expandir o conhecimento de nossos profissionais nos cuidados de nossos pacientes com feridas crônicas, ou seja, aquelas de difícil cicatrização.”

Para o palestrante e mestre em enfermagem Wendel Teixeira, o objetivo pedagógico é compreender a fisiologia da pele e tecidos, além dos fatores fisiopatológicos, que levam à alteração de sua integridade. “Neste curso vamos identificar e compreender o processo e os estágios de cicatrização, avaliar os fatores que impactam na cicatrização adequada de feridas, identificar os tipos de feridas, compreender e aplicar possíveis tratamentos, reconhecer os tipos de coberturas e tecnologias, suas indicações e contraindicações, prestar assistência de qualidade e com segurança, focado no tratamento individualizado e baseado nas melhores práticas. Agradeço ao amigo de profissão e enfermeiro Sandro da Saúde por ter me convidado para partilhar um pouco de conhecimento com os servidores municipais de Inhapim”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM