Prefeito decreta situação de emergência em Governador Valadares

Medida vai permitir que a Prefeitura amplie o suporte oferecido aos atingidos

O prefeito André Merlo decretou, na tarde desta segunda-feira (27), situação de emergência, no município de Governador Valadares. A medida se faz necessária, em função do aumento das áreas inundadas e do número de pessoas desalojadas, como, também, em decorrência do volume de chuvas intensas, que têm assolado todo o Estado de Minas Gerais. A inundação tem atingindo, direta e indiretamente, cerca de 50 mil pessoas de áreas ribeirinhas, totalizando 15 mil desalojados e 292 desabrigados, até o momento.

A decretação da situação de emergência também leva em conta os riscos às vias públicas, edificações particulares, áreas de ocupação e em prédios públicos, inclusive, o risco de desabastecimento de energia e água potável, além da real dificuldade do pleno e integral funcionamento dos serviços públicos municipais.

Também leva em consideração a segurança de pessoas e de bens públicos ou particulares, além da obtenção de recursos financeiros e outros fatores, de maneira a resguardar os interesses públicos. André Merlo destaca que, além de obter recursos federais e estaduais para a recuperação da cidade, o Decreto de Emergência vai favorecer as pessoas que tiveram os seus imóveis afetados pelas chuvas, já que poderão solicitar a liberação do FGTS.

“Vamos fazer o que tiver ao nosso alcance para minimizar os impactos provocados pelas cheias do rio Doce. Estamos engajados, somando forças com os demais órgãos de defesa social para amenizar o sofrimento das famílias e os prejuízos para a nossa cidade”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM