Polícia Federal exuma corpo de brasileiro morto no México

FOTO: Divulgação / Polícia Federal (PF)

GOVERNADOR VALADARES – A Polícia Federal (PF) exumou o corpo de um homem que pode ser de um brasileiro que morreu no México em 2010. A vítima estava enterrada em um cemitério de Sardoá, no Leste de Minas. A Procuradoria-Geral da República do México solicitou a exumação.

Além disso, de acordo com a PF, a família acredita que o homem é um dos quatro brasileiros que estavam entre as vítimas de um massacre. Contudo uma confusão na entrega dos restos mortais prejudicou a identificação.

As autoridades mexicanas encontraram o corpo em 2010, no município mexicano de San Fernando, Tamaulipas, junto com outros 71 corpos. Acredita-se que as vítimas eram estrangeiras que tentavam chegar aos Estados Unidos.

Para confirmar a identidade, a PF coletou amostras biológicas do corpo exumado e as comparou com amostras fornecidas pela família.

Polícia Federal exuma corpo de brasileiro. FOTO: Divulgação / Polícia Federal (PF)

Entenda o caso

Em 2010, as autoridades do México encontraram 72 corpos em uma vala em San Fernando e um sobrevivente do sequestro relatou que os sequestradores mataram as vítimas após elas se recusarem a trabalhar como sicários (matadores de aluguel) para o grupo Los Zetas.

No mesmo ano, os restos mortais das vítimas foram entregues às famílias, porém, sem a confirmação da identidade.

Dos mortos, quatro são brasileiros e dois deles moravam na região Leste de Minas. Hermínio dos Santos era de Sardoá, enquanto Juliard Fernandes de Santa Efigênia de Minas.

Em 2013, entretanto, a família de um dos brasileiros solicitou a revisão da identificação. A comissão forense atendeu à solicitação e entregou o relatório em 2019 ao Ministério Público e, posteriormente, à família.

No relatório, a comissão diz não contar com elementos suficientes para confirmar a identificação. A exumação realizada nessa segunda-feira (2) deve ajudar a confirmar a identidade do homem e a causa da morte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM