Pequenos agricultores do Vale do Rio Doce integram  Programa Nacional de Alimentação Escolar

No período de janeiro a novembro de 2022, a Unidade Regional de Governador Valadares bateu a meta de 2022 do contrato entre Emater-MG e a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, com 100,30% do contrato realizado para os pequenos agricultores do Vale do Rio Doce e região. 

O trabalho é realizado por meio de Assistência Técnica e Extensão Rural, de forma gratuita, e atende o pequeno agricultor, principalmente aquele que não tem condições de contratar um serviço particular.

A Emater-MG atua na promoção desse acesso de pequenos agricultores ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), por meio de um processo educativo, visando o atendimento das demandas das escolas estaduais e municipais, bem como das demais entidades executoras do programa.

A lei que regulamenta o PNAE estabelece que no mínimo 30% dos recursos repassados aos estados e municípios pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a alimentação escolar devem ser utilizados na compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar da região. 

Resplendor, Sobrália, Capitão Andrade, Itueta, Tarumirim, São José do Divino, Frei Inocêncio e Alvarenga são algumas das 26 cidades que fazem parte da Unidade Regional de Governador Valadares e participam desse contrato que fortalece pequenos agricultores e escolas públicas da região.

“Foi um bom desafio e conseguimos. Por muitas vezes foi preciso convencer, conversar, reconhecer, fazer uma imersão direta na gestão e execução do contrato, mas conseguimos”, disse Ademar Pires, gerente da regional de Governador Valadares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM