Peixarias apresentam diversidade de opções e preços para Semana Santa

Consumidores já estão escolhendo os itens que irão compor a mesa na próxima semana; Procon dá dicas de venda e consumo

A Semana Santa está chegando e já podemos sentir o cheirinho daquela típica moqueca no almoço em família. Ou que tal um prato diferenciado, desde que o protagonista seja o peixe? Aliás no que depender do Sr. José Leite dos Santos, que estava em uma peixaria do Mercado Municipal, na manhã desta quarta-feira (6), o cardápio já está decidido.

vídeos – DRD

“Toda Sexta-Feira da Paixão é peixe, purê de batata, uma moqueca e uma salada de bacalhau, né”, detalha Sr. José Leite.

De fato, estas receitas tão tradicionais e saborosas não podem faltar na mesa do brasileiro às vésperas da Páscoa. Então pensando nisso, as peixarias já estão se preparando para a movimentação que deve lotar os estabelecimentos por estes dias. Dessa forma, para atender bem a clientela, opções e preços variados não faltam.

Confira alguns preços

Na peixaria onde o Sr. José Leite garantiu o peixe para a sua moqueca, a lista dos tipos mais procurados está na ponta da caneta. De acordo com o dono da peixaria, Carlos Roberto Martins, os valores tiveram um pequeno aumento (cerca de 10%) em comparação ao ano passado. Mas ele ressalta que as melhores opções deste período e os respectivos preços são:

  • Cavalinha -19,90 kg
  • Piramutaba – 25,90 kg
  • Dourada de Belém – 42,90 kg
  • Surubim – 43,90 kg
  • Dourado do Rio Suaçuí 35,90
  • Bacalhau – a partir de 79,90 kg
A Dourada de Belém é uma das opções mais procuradas e recomendadas; na foto, o dono da peixaria, Carlos Roberto Martins. | FOTO: DRD
O bacalhau também é um protagonista das receitas nesta época, com peças que vão de R$ 79,90 a R$ 149,90 kg. | FOTO: DRD

E por falar em bacalhau, em um supermercado de Valadares nossa equipe flagrou a Dona Lúcia Ferreira, que é aposentada, aproveitando o bom preço do momento para garantir sua bandejinha.

Dona Lúcia Ferreira foi às compras nesta manhã e, portanto, o bacalhau não faltará em sua mesa na Semana Santa. | FOTO: DRD

De acordo com a dona de casa, ela se agradou tanto dos valores de alguns ingredientes que já resolveu comprar tudo o que precisava para sua receita, como creme de leite e cebola. Ainda de acordo com a aposentada, em sua casa a quaresma dura “o ano inteiro”, já que é uma apreciadora nata do bacalhau. “Já cheguei procurando o que é mais barato um pouquinho. Eu peguei um mais baratinho. Eu tenho que comer mesmo, para manter a minha saúde. Ou barato ou caro. Quaresma é todo dia, é o ano inteiro”, brinca a aposentada.

Qualidade dos produtos

Além disso, Dona Lúcia ressaltou que, na correria contra o tempo, apenas escolheu o produto que tanto queria – neste caso, o bacalhau – e não focou em outros detalhes como qualidade e embalagem. Contudo quanto a isso, o economista do Procon Matheus Sales assegura: “A gente está sempre à disposição da comunidade valadarense para qualquer situação eventual”.

Matheus Sales, do Procon, destaca os principais cuidados relacionados à venda e consumo de peixes nesta época. | FOTO: DRD

Matheus Sales ressalta que, no período quaresmal, os trabalhos de vigilância se intensificam, abrangendo as pesquisas e fiscalizações ao maior número possível de estabelecimentos. De acordo com o economista, o padrão para a venda dos peixes consiste em três critérios: o produto deve estar bem embalado, dentro da data de validade e armazenado em ambiente condicionado.

Por fim, o economista deixa dicas importantes ao consumidor:

Dicas de economia

“A dica que a gente passa para o consumidor é que pesquise bastante antes de escolher, antes de fazer a compra. A gente fez esta pesquisa justamente para instruir a população, para que ela tenha um comparativo, uma noção. A embalagem não pode estar danificada, tem que estar bem fechada, a gente também tem que estar bastante atento à data de validade, se o próprio pescado está bem conservado, resistente. Se ele estiver um pouco mais mole, mais macio, significa que não está bem conservado”, explica o profissional.

Confira as imagens da movimentação de compra e venda de peixes na manhã desta quarta-feira (6), em Valadares:

VÍDEO: DRD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM