PCMG alerta: Golpes praticados via whatsapp têm feito vítimas em Valadares

Saiba como evitar cair nas armadilhas dos criminosos virtuais

Nesta quinta-feira (11/11) a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), em Governador Valadares, fez um importante alerta à população. Os golpes, principalmente os praticados via WhatsApp, têm motivado o aumento do número de ocorrências registradas na cidade. Segundo a assessoria de comunicação da Polícia Civil, somente no início deste mês, mais de 10 vítimas relataram casos semelhantes por meio de denúncias.

A delegada Juliana Fiúza, responsável pela Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações, conta que esses recentes casos não se referem à clonagem de whatsapp, considerando o fato de os criminosos não terem acesso ao perfil verdadeiro usado pela vítima. Segundo Fiúza, “com o nome da vítima e uma foto dela, o golpista cria um perfil falso no aplicativo. Depois disso, ele manda mensagens para pessoas conhecidas da vítima e pede um suposto pagamento via transferência bancária”, explica.

No comunicado publicado hoje pela ASCOM-PCMG, é possível ter acesso a um histórico de conversa que foi apresentado por uma das vítimas à Polícia Civil, dando detalhes sobre como os criminosos agem ao aplicar tais golpes.

“Ele se apresentou como filho da vítima, dizendo que aquele é o número novo do celular dele. A partir daí, o perfil falso diz que tem um cheque muito importante para cobrir, mas que seu aplicativo do banco está com problemas. Então, ele pede para que a mulher deposite a quantia de R$ 1.988, até a manhã do dia seguinte”, detalhou a delegada. Felizmente, no caso apresentado, a vítima percebeu que se tratava de um golpe, o que não ocorre todas as vezes.

Em outro caso, o criminoso chegou a repassar informações como nome completo do beneficiário da conta bancária, número de agência e conta, bem como CPF e endereço PIX. De acordo com a delegada, “é importante que a vítima fique atenta também a essas informações repassadas para fins de depósito, já que, nos casos de golpe, os dados informados pelos golpistas são de pessoa diversa daquela que eles dizem ser”, conclui a delegada.

Dicas de segurança

Tendo em vista o aumento do número de casos registrados na cidade, a PCMG lança esse alerta para a população de Valadares e região, sobretudo quanto aos golpes praticados via WhatsApp.

Em se tratando desse tipo de golpe, as dicas de segurança são:

  • A PCMG acredita que uma das formas de coleta de informações e fotos das vítimas é feita através das redes sociais. Portanto, restringir o perfil para “privado” pode evitar essa utilização indevida dos dados.
  • Desconfie! Antes de realizar qualquer transferência ou depósito, contate a pessoa no número que você tem registrado em seu celular.
  • Confira os dados bancários informados. Se as informações, como nome do beneficiário e CPF, não corresponderem à pessoa, não realize a transação. É possível que se trate de um golpe.
  • Caso você seja vítima desse crime, denuncie!

ATENÇÃO!

Devido à mudança na legislação brasileira, promovida pelo pacote anticrime, o crime de estelionato passou a depender de representação por parte da vítima. Portanto, não basta apenas o registro da ocorrência, é necessário, também, que a vítima procure a Delegacia de Polícia Civil para fazer a representação, para que, a partir daí, a PCMG dê início às investigações, com a finalidade de definir a autoria do crime e a responsabilização criminal dos envolvidos.

Cartilha virtual

Com o objetivo de alertar a população para os principais tipos de golpes praticados atualmente e, ainda, para dar dicas de prevenção, a PCMG divulgou, em julho de 2020, a cartilha virtual “Golpe, só se for nos criminosos”. Nela, são explicados 16 tipos de golpes, divididos em três modalidades: Golpes Presenciais, Golpes pela Internet e Crimes Praticados por Telefone. Confira a Cartilha.

A PCMG também disponibilizou reproduções reais de como os criminosos agem por meio de aplicativos de mensagens. Você pode consultar quando quiser, neste link. Fonte: Polícia Civil de Minas Gerais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM