Outubro Rosa: saiba quais são os serviços oferecidos pela Prefeitura de Valadares

A campanha do “Outubro Rosa” promove a prevenção do câncer de mama e reforça a importância de realizar o exame de mamografia, que faz a detecção precoce da doença e contribui para a redução da mortalidade. Dessa forma, o Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE) de Valadares realizará, durante todo o mês de outubro, exames de mamografia para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, como sugere o Ministério da Saúde.

Segundo dados do CEAE, no período de janeiro a 30 de setembro deste ano já foram realizadas 2.246 mamografias. A coordenadora do local, Thalita Mayra Nunes Coelho Monteiro, explicou como será ofertado este serviço no Centro: “Nós temos a mamografia de rastreamento, que é de 50 a 69 anos, uma faixa etária definida pelo Ministério da Saúde. Toda a mulher nessa idade, através da ação da campanha do Outubro Rosa, pode comparecer ao CEAE, com a cópia da identidade, CPF, cartão SUS e comprovante de residência para realizar o exame de mamografia”.

Além disso, as pessoas com suspeita da doença terão todo suporte. “O CEAE é a referência no Município quanto ao câncer de mama, então toda mulher que tem algum nódulo ou exame suspeito, é encaminhada aqui para o serviço, onde faz o diagnóstico com exames complementares. Quando se confirma o câncer, nós damos todo o suporte para o tratamento deste paciente”, afirmou Thalita.

A coordenadora ainda ressaltou que o câncer de mama também pode acometer homens. Neste caso, eles e as mulheres que estão fora da faixa etária também podem fazer o exame de mamografia no local, desde que seja por indicação médica: “Nós temos a mamografia diagnóstica, que é voltada para o público que não está na faixa de rastreio. Se a pessoa tiver algum indício de nódulo ou histórico familiar, ela pode fazer este exame, através de uma solicitação médica. O mesmo se refere para o homem que tem algum nódulo ou caso de câncer na família. O câncer de mama masculino é raro, mas acontece”.

O Centro Estadual de Atenção Especializada fica na Rua São João, 344, Centro, ao lado do Setor de Imunização. A realização do exame de mamografia acontece de segunda a sexta-feira, das 11h às 15h30.

De acordo com a Prefeitura de Valadares, as outras ações da campanha “Outubro Rosa” ainda serão definidas.

Grupos de apoio

O Abrigo Esperança, localizado no bairro Vila Isa, em Valadares, acolhe pacientes oncológicos e renais crônicos. A casa oferece boa alimentação, conforto, acompanhamento médico e demais atividades cotidianas e de interação social.

“O nome esperança, em si, já nos traz uma força muito grande. É um lugar muito bom, onde a gente busca a Deus; vejo que é um diferencial aqui. Sempre está tendo culto e isso é tudo o que a gente precisa neste momento tão difícil. Então isso, para mim, foi um ponto chave. Para todos os que precisam de um lugar para ficar, aqui é dez”, declarou a paciente Almira Batista dos Santos, de 50 anos.

Além disso, o grupo “Tarde Rosa” é formado por mulheres em Valadares que já enfrentaram ou enfrentam o câncer de mama. As mulheres organizam um cronograma com palestras com profissionais da saúde, festas, atividades físicas, momentos de fé e rodas de conversa para a partilha de experiências. O objetivo é alegrar os pacientes e tornar a caminhada mais leve.

Participantes do grupo – Foto: Carolina Moreira

O telefone do Abrigo Esperança é: (33) 3272-2593

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM