Oito cidades do Vale do Rio Doce entram para a lista de municípios em situação de emergência

Oito cidades do Vale do Rio Doce entraram para a lista de municípios em situação de emergência pelas fortes chuvas que atingem o Estado neste período de final de ano. As prefeituras de Bom Jesus do Galho, Córrego Novo, Galileia, Naque, Peçanha, Pescador, Timóteo e Ubaporanga já trabalham na limpeza e manutenção das vias públicas, como também no atendimento às populações afetadas pelas chuvas.   

De acordo com o boletim atualizado da Defesa Civil Estadual, nesta quarta-feira (7), subiu para 80 o total de municípios em situação de emergência. Em Minas Gerais, 1.093 pessoas estão desabrigadas e 3.875 desalojadas. Dois óbitos foram registrados, um na cidade de Piraúba e outro em Bom Jesus do Galho. 

Ainda segundo a Defesa Civil, o aumento no número de 45 para 80 nas últimas 24 horas é devido a uma atualização do sistema que computou o reconhecimento do Estado das decretações de situações de emergência ou calamidade pública municipais, desde o início do período chuvoso.

“O que houve agora foi apenas o reconhecimento do Estado diante da situação adversa que muitos municípios enfrentam. Sendo assim, reiteramos que não houve nenhuma ocorrência nas últimas 24 horas que justificasse esse aumento, e, sim, uma atualização do sistema que computou os municípios que pediram o reconhecimento”, disse o coordenador estadual adjunto da Defesa Civil de Minas Gerais, tenente-coronel Sandro Corrêa.

Quando o município decreta situação de anormalidade (situação de emergência ou estado de calamidade pública), a prefeitura pode ter acesso ao apoio do governo estadual, principalmente, quanto à distribuição de ajuda humanitária e também para interlocução do Estado junto ao governo federal para captação de recursos.

Informações: Agência Minas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM