Ocorrências relacionadas a furto de hidrômetros em Governador Valadares aumentam em 2022, segundo SAAE

Neste ano de 2022, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Governador Valadares registrou 1.343 ocorrências de furto de hidrômetros no município. De acordo com a autarquia, até o mês de setembro houve aumento de 34% de furtos de hidrômetro do que no ano passado, quando foram 1.003 casos.

Neste fim de semana, os furtos foram na área central e bairros como Lourdes e Esplanada. Em todos os casos, a água fica jorrando até o crime ser percebido e o relógio ser fechado. Com isso, o imóvel fica sem água nas torneiras para substituição do aparelho e outros reparos.

De acordo com o SAAE, este tipo de crime, além de gerar perdas de água e gerar despesas para os cofres públicos, também tem a agravante de provocar transtornos para a população.

Caso de polícia

A autarquia também informou que, por causa da recorrência de furtos de hidrômetros, está sendo necessário o apoio da Polícia Militar no combate a este tipo de crime.  Ainda de acordo com o SAAE, os hidrômetros furtados são revendidos como sucata no mercado clandestino. 

O furto de hidrômetros é considerado atentado contra o patrimônio (furto de bem móvel). O crime está previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de reclusão de 1 a 4 anos e multa.

Orientações e informações 

A orientação para a população é que quando constatada a tentativa ou a ação efetiva de furto do hidrômetro entre em contato com 190 ou também pelo canal de comunicação do SAAE pelo número 115. Evitando assim que haja perda de água tratada por muito tempo.

Quem for alvo desse tipo de ação criminosa, com o Boletim de Ocorrência (BO) em mãos, deve procurar o SAAE para solicitar um novo hidrômetro. Assim como realizar este procedimento pela plataforma de atendimento via WhatsApp pelo número (33) 98451-2184. As despesas de um hidrômetro novo e instalação são de responsabilidade da autarquia municipal.

FOTO: Reprodução/Prefeitura de Valadares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM