[the_ad id="288653"]

OAB de Valadares empossa nova Comissão de Direito Cooperativo

FOTO: Ascom/Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce

Cerimônia de empossamento aconteceu na manhã dessa segunda-feira (26), na Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce

O auditório da Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce, em Governador Valadares, sediou, nessa segunda-feira (26), a cerimônia oficial de empossamento da nova Comissão de Direito Cooperativo da 43ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Minas Gerais (OAB/MG). Assim sendo, o superintendente administrativo e financeiro da Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce, Gilmar de Oliveira, passou a ser o presidente da Comissão de Direito Cooperativo, sendo oficialmente empossado pelo Dr. Adilson Domiciano, presidente da 43ª Subseção da OAB/MG Governador Valadares.  

Domiciano destaca a relevância da atuação do setor jurídico como parte do bom funcionamento cooperativista na região. “A presença da Comissão de Direito Cooperativo é muito importante. É um papel que a OAB nacional e estadual criou. E a OAB local também está caminhando no mesmo sentido, onde a OAB tem cumprido seu papel, no qual eles saem apenas do meio da advocacia e começam a ir rumo à sociedade. Hoje, no Brasil, cerca de 10% da população participa de alguma cooperativa (do agronegócio, do ensino, instituições financeiras, de saúde, trabalho), ou seja, todas as comissões se fazem presentes na cooperativa. E onde tem a sociedade, a OAB tem que fazer parte”, afirmou o presidente da 43ª Subseção da OAB/MG em entrevista ao DRD.

O agora presidente da Comissão de Direito Cooperativo, Gilmar de Oliveira, se diz honrado com a nomeação e acredita que esta será mais uma grande responsabilidade em sua carreira. “A responsabilidade é do tamanho da confiança que, ora, nos foi delegada pelas pessoas que nos indicaram a estar aqui. Estar aqui representando o cooperativismo pela Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce, na condição de superintendente, é uma honra, uma responsabilidade e um desafio muito grande. Mas, certamente, pelas pessoas, instituições, cooperativas, por tudo que a gente conseguiu agregar neste momento, de criar essa primeira comissão aqui em GV, a gente não tem dúvidas de que será um sucesso e a gente vai se conectar, sim, com as demais instituições para que possamos cumprir o nosso papel: desenvolver a sociedade por meio do cooperativismo”, declara.

Presidente empossado da Comissão de Direito Cooperativo, Gilmar de Oliveira. | FOTO: Ascom/Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce

Na cerimônia de posse, compuseram a mesa diretora os respectivos presidente e vice-presidente da Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce João Marques e Fernando Ferreira, o Dr. Adilson Domiciano, o vice-presidente da 43ª Subseção da OAB/MG, Dr. Arilson Ribeiro, o presidente da União Ruralista de Governador Valadares, Marcelo Teixeira, a Secretária Geral da 43ª Subseção da OAB/MG Governador Valadares, Maria Amélia, o juiz da 2ª Vara Cível, Anacleto Falci, o Tenente Coronel da 8ª região da PMMG, Paulo Henrique, o vereador de Governador Valadares Dandan Cesário e o Delegado Regional de Polícia Civil Dr. Endgel Rebouças.

Em seu discurso durante a cerimônia, o vice-presidente da 43ª Subseção da OAB, Arilson Ribeiro, enfatizou o propósito das comissões existentes na Ordem, enquanto meios de interligar o setor jurídico, o cooperativismo e a sociedade. “O objetivo dessas comissões é capacitar, incluir e avançar. E o nosso objetivo maior é trazer benefícios não só para os membros da comissão, para os advogados, mas para toda a sociedade. Principalmente nessa área tão importante que é a do cooperativismo, uma área que movimenta muito a economia”.

Empossados

Portanto os nomes que formam a nova Comissão de Direito Cooperativo representam, além das cooperativas, instituições de relevância da região. Em nome das cooperativas, foram empossados Gilmar de Oliveira (Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce), Dalquio Ramos (Sicoob Crediriodoce), Horne Ferreira Dutra (Sicoob Credicope), Monica Duque Faiçal (Unimed/GV), Sabrina de Oliveira Souto (Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce). Enquanto representantes das instituições Herbet Campos (União Ruralista Rio Doce), João Marques (Fundação Percival Farquhar), José Francisco Junior (Unipac), José Luciano Gabriel (Fadivale), Ricardo Santos (Sindicato Rural de Governador Valadares), Rinaldo Pereira (43ª Subseção da OAB/MG) e Ronald Amaral (Univale). 

O presidente da Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce, João Marques, descreve o cooperativismo como ‘uma moeda importante’ para o desenvolvimento local, além de um meio de gerar resultados, tanto no aspecto econômico quanto social. “Estar à frente da Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce é sempre uma honra para a gente, porque é uma instituição com mais de 60 anos, captamos leite em 52 municípios, onde a gente consegue explorar e executar o cooperativismo. O cooperativismo é uma moeda super importante, onde as pessoas trabalham para gerar resultados comuns e distribuir esses resultados. Hoje, eu acho que é um marco, um registro para a história de Governador Valadares e região. É uma comissão de juristas importantes, do Leste e Norte de Minas, que com certeza vão contribuir muito no sentido de legislações, de atuar em favor do bom cooperativismo, do desenvolvimento dessa moeda importante de pessoas, para gerar resultado para essas pessoas”.

Há mais de uma década atuando na Cooperativa Agropecuária, a assessora jurídica Sabrina Souto também foi empossada como membro da comissão. “É uma honra poder participar desta comissão. Estou no cooperativismo, aqui, pela Cooperativa Agropecuária, há 13 anos e a gente sabe que é um trabalho árduo. Muita gente não conhece o cooperativismo ou conhece de forma irregular, não da forma correta. Então acredito que essa comissão vai fazer ampliar os horizontes. A gente vai conseguir levar o cooperativismo a muito mais pessoas. A gente vai fazer essa grande nação cooperativista crescer. O cooperativismo, a gente acredita que é o nosso melhor negócio, porque é através de uma ajuda mútua que as coisas se desenvolvem. E a gente acredita que isso é o futuro do mundo”, conclui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM