[the_ad id="288653"]

Eleições 2024: TRE-MG promove evento em Valadares para esclarecer dúvidas sobre legislação eleitoral

TRE-MG promove evento em Valadares para esclarecer dúvidas sobre legislação eleitoral
FOTO: Igor França

GOVERNADOR VALADARES – Nesta sexta-feira (26), o Teatro Atiaia, em Governador Valadares, foi palco da 3ª edição do projeto “Antes do Voto”. O evento é uma realização do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) em parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM). Portanto o objetivo é promover, em anos eleitorais, eventos de caráter informativo acerca das normas que regulamentam o pleito.

Antes do voto

O foco é esclarecer eventuais dúvidas sobre legislação eleitoral. Sobretudo para àqueles que planejam ter um papel ativo no processo eleitoral, tais como: candidatos em potencial, membros de partidos políticos, advogados especializados, contadores e técnicos de contabilidade, assessores de imprensa e jornalistas, policiais civis e militares.

“É importante a presença da sociedade e dos partidos para justamente evitar problemas e fazer um bom trabalho para a cidade. Nesse período de pré-campanha, nós damos ênfase justamente sobre as condutas vedadas para evitar problemas. Cada eleição há uma edição de resoluções e uma mudança grande de jurisprudência. Principalmente de uma eleição para outra. Daí a importância da gente trazer esse conhecimento para a sociedade, os partidos, os representantes dos partidos, aos candidatos de como está o funcionamento da campanha naquela eleição. A fim de evitar eventuais problemas e entraves com a Justiça Eleitoral”, disse Carla de Fátima Barreto de Souza, juíza da 119ª Zona Eleitoral em Governador Valadares e responsável por acompanhar os processos em relação às campanhas eleitorais.

Na edição deste ano, o evento foi dividido em quatro momentos, na qual palestrantes apresentaram atualizações no regulamento eleitoral, esclareceram eventuais dúvidas e repassaram algumas orientações.

Os assuntos abordados foram:
  • O registro de candidatura (com Pablo Aragão Lima, secretário de Eleições do TRE-MG)
  • Participação feminina na política (com Mara Marina Ferreira, coordenadora de Responsabilidade Social do TRE-MG)
  • Arrecadação, financiamento e prestação de contas (com Júlio César Diniz Rocha, coordenador de Controle de Contas Eleitorais e Partidárias do TRE-MG)
  • Condutas vedadas em campanhas eleitorais (com Paulo de Souza Trindade Júnior, servidor da 26ª Vara Eleitoral de Belo Horizonte)

Durante as palestras também foram abordados as pautas relacionadas ao uso de inteligência artificial, o combate à desinformação, a necessidade de inclusão de mais mulheres, negros e indígenas em cargos do Legislativo e Executivo, assim como as atualizações do regimento da Justiça Eleitoral que já estará apto para aplicação nas eleições municipais deste ano. Para saber mais detalhes sobre o processo eleitoral, acesse o site da Justiça Eleitoral wwww. tre-mg.jus.br.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM