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O que é a Semana Brasil e por que é realizada em setembro?

O 2º semestre do ano sempre é um período muito aguardado pelo varejo nacional. Com a concentração das principais datas comemorativas nos últimos meses do ano, o investimento em promoções e liquidações é a estratégia adotada amplamente para alavancar as vendas. 

Nesse calendário comercial, o mês de agosto gira em torno das promoções focadas no Dias dos Pais; outubro é dominado pelas vendas do Dia das Crianças; em novembro, desde 2010, a Black Friday tem se tornado uma data importante para o varejo, que já é uma preparação para as vendas de dezembro, de Natal e Ano Novo. 

Se você é bom com datas, já deu para perceber que o mês de setembro acaba sobrando nessa história, ou pelos menos era assim. Para manter essa sequência de datas que estimule a movimentação econômica, tanto do consumidor quanto do varejo, é que surgiu a iniciativa da “Semana Brasil”, tendo como gancho a comemoração da Independência, no dia 7 de setembro.  

Como o próprio nome diz, trata-se de uma semana em que os comerciantes intensificam as promoções, antecedendo o Dia do Cliente, em 15 de setembro. Em 2022 a Semana Brasil começou oficialmente no dia 2 de setembro e termina no dia 12.  

“O mês de setembro é um mês que não tem nenhum evento que movimenta a economia [do varejo], então o Governo Federal trouxe esse tipo de promoção que agrega, também, a questão do patriotismo, junto com a nossa Black Friday brasileira, que traz oportunidades como descontos, promoções que todas as lojas, de pequenas a grandes lojas, virtuais ou presenciais, possam estar aderindo, e consequentemente uma semana de boa compras”, explicou Roger De Marco, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Governador Valadares.

Roger De Marco, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Governador Valadares – FOTO: DRD/ TV Leste

Realizada pela primeira vez em 2019, a Semana Brasil é uma data relativamente recente nesse calendário comercial, mas tem ganhado adesão por parte do varejo nacional, principalmente pela oportunidade de aquecer as vendas no mês de setembro. 

“A maioria (dos clientes) ainda não conhece a Semana Brasil. É uma campanha que está há pouco tempo no mercado. Geralmente, toda data comemorativa já aquece bem as vendas; então, para a gente, é sempre importante aproveitar essas datas. Como setembro é um mês considerado fraco para vendas, a gente aproveita e já engaja na Semana do Brasil para poder fazer promoções e aquecer o comércio mesmo”, disse Adair Oliveira, gerente de uma loja de vestuário no centro de Governador Valadares.

Adair Oliveira, gerente de uma loja de vestuário no centro de Governador Valadares – FOTO: DRD/ TV Leste

Se a Semana Brasil ainda não caiu no gosto do povo, como a Black Friday, os comerciantes têm se empenhado em chamar a atenção, seja pela vitrine, estampando as cores verde e amarela, ou pelos anúncios de promoções de até 50% de desconto.

Na loja de vestuário de propriedade de Maria Beatriz, por exemplo, além das promoções com desconto, a estratégia foi apostar, também, em recompensar os clientes que realizam compras acima de determinado valor. 

“Em homenagem aos 200 anos da Independência, resolvemos colocar a cada 200 reais em compra o cliente estoura um balão e ganha prêmios. A maioria dos clientes é pega de surpresa, a gente tem divulgado bastante nas mídias; a gente quer que essa iniciativa se multiplique e que todos os lojistas façam também, porque é uma maneira de a gente fortalecer essa nacionalidade nossa. Então não é só Black Friday que tem que ser forte, a Semana Brasil também tem que ser forte”, disse Maria Beatriz Silveira, sócia-proprietária de uma loja de vestuário em Governador Valadares. 

Maria Beatriz Silveira, sócia-proprietária de uma loja de vestuário em Governador Valadares – FOTO: DRD/ TV Leste

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