O décimo terceiro vem aí…

O que poderia ser mais esperado em 2022 do que as Eleições e a Copa do Mundo? Para Valadares, já existia entre esses um forte candidato e o nome dele é o 13º salário. No setor público, a Prefeitura já garantiu o pagamento. De acordo com o Executivo, o tão aguardado benefício acrescentará à economia do Município pelo menos R$ 10 milhões – valor referente apenas aos subsídios dos servidores municipais, e deve ser pago no dia 18.

Já as empresas privadas têm até 30 de novembro para cumprir com o pagamento da primeira parcela, enquanto a segunda deve ser paga até o dia 20 de dezembro. E já que os valadarenses estarão com a conta mais recheada neste fim de ano, o comércio segue esperançoso por dias felizes nas vendas. É nisso que acredita Lucas Barreto, proprietário de uma loja de moda masculina e feminina do bairro Lagoa Santa.

“Todo ano, os meses de novembro e dezembro são muito bons para o comerciante em Valadares, ainda mais com o pagamento da primeira parcela do 13º. O consumidor vai ter o recurso, a condição de fazer investimentos e comprar em lojas locais”, afirmou.

Para que isso aconteça, no entanto, é essencial que o pagamento não atrase por parte dos empregadores, o que poderia gerar, inclusive, multas. “Caso a empresa não efetue o pagamento ou faça ele fora do prazo, da data estipulada, ela corre o risco de pagar uma multa ao Ministério do Trabalho. A empresa passa por uma fiscalização trabalhista e corre o risco de sofrer essa multa, no valor de R$ 170,25 por empregado”, informa o contador Diogo Silva Andrade.

Além de manter a empresa em dia, Andrade define o décimo terceiro como um grande benefício ao trabalhador. “O décimo terceiro é vantajoso para o empregado, por se tratar de um salário extra. Esse valor vai servir para tirar ele do sufoco no final do ano, para ele aproveitar”, concluiu o contador.

É nisso que a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Governador Valadares (CDL-GV) também acredita. Afinal, para manter a máquina da economia local funcionando é necessário dinheiro no bolso e dívidas quitadas. “O 13° é extremamente importante para o comércio porque há uma injeção de dinheiro que permite que a engrenagem da nossa economia gire. E quando a gente pensa o comportamento do consumidor, a gente percebe que há tanto aqueles que vão presentear pessoas queridas neste fim de ano como também aqueles que vão aproveitar para quitar dívidas. O que também é fundamental porque, de qualquer forma, é dinheiro voltando para o comércio local”, acrescenta a gerente da CDL-GV, Célia Menezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM